10 de jun. de 2022

Celebrando Camões e a Língua Portuguesa.


Tomado como um dos grandes vultos literários da tradição ocidental que tem sua obra como objeto de contínuos e constantes estudos e pesquisas, autor traduzido para várias línguas e tendo a obra reconhecida como valiosa e de elevado padrão estético que segue influenciando gerações de poetas no mundo todo, distinguido como um dos fantásticos e importantes poetas da tradição ocidental, o grande poeta lusófono (nascido em Portugal em cerca de 1524) Luís Vaz de Camões faleceu em 10 de junho de 1579 (ou 1580, não se sabe ao certo).

DIAS, C. M. C. - Composição - 2022

Infelizmente, pouca certeza se tem sobre a vida de Luís Vaz de Camões. Todavia, o conjunto de sua obra mostra a genialidade que possuía.

OS LUSÍADAS (uma epopeia nacionalista, uma epopeia humanista, um longo poema do gênero épico que traduz grandes acontecimentos históricos e mitológicos do Povo Português), seu trabalho mais conhecido, publicado em 1572, é um marco literário universal da maior importância chegando-se a considerar que não poder-se-ia classificar um homem como culto se este não tiver lido (pelo menos uma vez em sua vida) aquela extraordinária obra.

Em 10 de junho celebra-se o DIA DE PORTUGAL, DE CAMÕES E DAS COMUNIDADES PORTUGUESAS. Neste 10 de junho de 2022 sinta-se, também, convidado a ler OS LUSÍADAS de Luís Vaz de Camões.

Carlos Magno Corrêa Dias
10/06/2022