25 de mar. de 2022

Engenharia Lógica segue inovando nas Cidades Inteligentes.


Nos dias 24 e 25 de março de 2022 aconteceu em Curitiba a terceira SMART CITY EXPO CURITIBA (SCEWB) a edição brasileira do maior evento relacionado com Cidades Inteligentes o qual está associado ao SMART CITY EXPO WORLD CONGRESS (SCEWC) o mais importante evento mundial na área.

Entusiasta das relações entre Ciências e Tecnologias para melhorar a vida nas Cidades já havia participado das edições anteriores da SCEWB ocorridas em 2018 e 2019 com os temas “Innovation as a Motor for Economic Development” e “Planejando as cidades que queremos”, respectivamente.

Todavia, na SCEWB 2022, cuja temática foi “SOCIETY LEADING THE URBAN FUTURE”, em particular, me surpreendi não tanto pelo evento em si, mas, principalmente, por constatar a materialização de pesquisas e estudos meus iniciados na década de 1990 quando tanto orientei trabalhos e estudos de meus Alunos das Engenharias do então Cefet-PR (Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná) nas EXPOTECs (Exposições de Trabalhos Técnicos do Cefet-PR) voltados para a tomada de decisão "automática e inteligente" quanto criava a Engenharia Lógica para otimizar analiticamente procedimentos "inteligentes".

As EXPOTECs tinham por principal objetivo mostrar à Comunidade os principais trabalhos inovadores de natureza Técnico-Científico ou Científico-Tecnológico desenvolvidos pelos Estudantes e Professores da Instituição.

Naquele período (há mais de 30 anos) já desenvolvíamos processos e procedimentos centrados na Automação de Residências e pensávamos Projetos de Cidades Inteligentes aplicando Álgebra Booleana, Circuitos Lógicos, Portas Lógicas e, por fim, a própria Engenharia Lógica para a criação de “Habitats Inteligentes”.

Como observei oportunamente, as aplicações da Engenharia Lógica no campo das Cidades Inteligentes é hoje uma realidade. A Engenharia Lógica traz, contínua e constantemente, propostas de soluções inolvidáveis, resilientes, disruptivas e inovadoras na edificação das “Smart Cities” pelo mundo.

Carlos Magno Corrêa Dias
26/03/2022