15 de fev. de 2022

A arte é o caminho para transitar da loucura à dignidade.


“Na ARTE encontram-se revelações determinantes do inconsciente”. Assim nos ensinou a médica psiquiatra brasileira Nise Magalhães da Silveira (Maceió (AL), 15 de fevereiro de 1905 - Rio de Janeiro (RJ), 30 de outubro de 1999) a qual revolucionou mundialmente o tratamento das pessoas com distúrbios mentais utilizando seu método baseado na ARTE.

Nise da Silveira "enxergou a riqueza de seres humanos que estavam ‘no meio do caminho’. No meio do caminho entre o existir e a dignidade. No meio do caminho entre a loucura e a exclusão total. Entre o aceitável e o abominável".

A psiquiatra de Maceió provou que por meio da ARTE os tratamentos das pessoas com transtornos mentais são muito mais eficientes.

Fundadora do Museu de Imagens do Inconsciente, no Centro Psiquiátrico Pedro II, no Rio de Janeiro, em 1952, Nise da Silveira elaborou um inovador tratamento psiquiátrico centrado em ateliês (estúdios) de pintura e modelagem.

Acreditando que os animais são “co-terapeutas” no auxílio do tratamento dos distúrbios psiquiátricos Nise da Silveira foi pioneira, também, ao usar terapeuticamente a interação de pacientes com animais.

Carlos Magno Corrêa Dias
15/02/2022