17 de out. de 2021

Possibilidade de retomada do Sequantei em 2022.


Lá em 2015, precisamente no período de 14/08/2015 a 28/08/2015, em comemoração aos dez anos de transformação do então Cefet-PR (Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná) em Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), propunha e coordenava, no Câmpus Curitiba da TECNOLÓGICA (UTFPR), a realização do primeiro Seminário de Quantificação Aplicada em Engenharia e na Indústria (I Sequantei) cujo tema foi “Relação Corporativa entre Tecnologia e Ciência”.

DIAS, C. M. C. - 2015

O I Sequantei, desenvolvido em um total de 30 horas horas-aula), teve como principal objetivo apresentar, de forma sistematizada e a mais holística possível, considerações técnicas sobre estudos e pesquisas em desenvolvimento na época nas Linhas de Pesquisa mantidas pelo Grupo de Pesquisa em Lógica e Filosofia da Ciência (GPLFC) e pelo Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento Tecnológico e Científico em Engenharia e na Indústria (GPDTCEI), ambos sob minha liderança.

Observe-se que os grupos GPLFC e GPDTCEI foram pensados para instanciar ou promover o aprimoramento de Modelos e Métodos relacionados que pudessem possibilitar o estabelecimento da necessária aproximação entre Tecnologia e Ciência, bem como seguissem contribuindo para promover relações mais intensificadas entre a Universidade e a Indústria.

Durante o I Sequantei foram apresentadas as seguintes conferências: Aquisição e Engenharia do Conhecimento, Controle Estatístico do Processo, Ergonomia no Meio de Produção Industrial, Estatística Computacional, Exigências Holísticas entre Tecnologia e Ciência (EU), Interdisciplinaridade Ambiental, Metodologia Tecnológica e Científica, Modelagem Lógica Sentencial e Inferencial (EU), Modelagem Matemática, Modelos Numéricos, Planejamento e Análise de Experimentos, Pressupostos da Engenharia Química Verde, Pressupostos do Desenvolvimento Sustentável, Sistematização da Álgebra Computacional, e, Sistematização da Programação Não-Linear.

Durante o evento ministrei as conferências intituladas “Exigências Holísticas entre Tecnologia e Ciência” e “Modelagem Lógica Sentencial e Inferencial”.

No ano seguinte, em 2016, propunha e coordenava a segunda edição do Sequantei com o tema “Tríplice Hélice do Conhecimento-Inovação”. Em um total de 20 horas, no período de 22/08/2016 a 25/08/2016, o II Sequantei foi realizado, também, no Câmpus Curitiba da UTFPR.

DIAS, C. M. C. - 2016

O II Sequantei teve por objetivo principal a divulgação do Projeto intitulado TRÍPLICE HÉLICE DO CONHECIMENTO-INOVAÇÃO o qual foi pensado para promover a geração de Conhecimento Útil para o Desenvolvimento da Nação e para a Melhoria de Vida das Pessoas tendo por Eixo/Indutor o alcance dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e a Agenda 2030 da ONU, bem como para chamar relações mais próximas entre Inovação, Ciências e Tecnologias entre o Setor Produtivo de Bens e Serviços (Meio Empresarial e Industrial), o Setor Regulador e Fomentador da Atividade Econômica (Governo) e o Meio Universitário.

Como uma caraterística imposta já no primeiro Sequantei o II Sequantei, também, apresentou considerações técnicas sobre a continuidade dos estudos e pesquisas que se desenvolviam naquela época nas Linhas de Pesquisa mantidas pelo GPLFC e pelo GPDTCEI. Saliente-se, a propósito, que fui o propositor e fundador tanto do GPLFC quanto do GPDTCEI.

No II Sequantei foram ministradas as palestras: Álgebra Computacional, CEP - Controle Estatístico do Processo, Desenvolvimento Sustentável na Indústria, Engenharia Química na Indústria 4.0, Ergonomia na Indústria, Estatística e Probabilidade Computacional, Ética Profissional, Interação Humano-Computador, Metodologia da Pesquisa Tecnológica e Científica, Modelagem e Capacity Planning, Modelagem Matemática e Resolução de Problemas, Modelos Inferenciais Dedutivos, Modelos Numéricos Na Indústria, PAE - Planejamento e Análise de Experimentos, Programação Não-Linear, e, Redes Bayesianas

No II Sequantei fui o responsável por ministrar a palestra “Modelos Inferenciais Dedutivos”.

Em 2017, entre os dias 27 e 31 de agosto, em um total de 30 (trinta) horas, era realizado, também, no Câmpus Curitiba da TECNOLÓGICA, o III Seminário de Quantificação em Engenharia e na Indústria (III Sequantei). O Sequantei de 2017 teve como tema “Indústria 4.0 e Inovação em Engenharia”.

DIAS, C. M. C. - 2017

O III Seminário de Quantificação Aplicada em Engenharia e na Indústria teve como principal objetivo a divulgação do Projeto de Especialização Lato-Sensu em “Modelos e Métodos Quantitativos Aplicados em Engenharia e na Indústria” o qual objetivou ser um Curso Lato Sensu de Pós-Graduação centrado em Conhecimento Útil para a promoção de Desenvolvimento e Progresso do Brasil e para a Melhoria de Vida das Pessoas partindo-se tanto as relações simbióticas entre a Engenharia e a Indústria quanto da evolução da Indústria 4.0 e da necessidade da Inovação.

Mantendo-se a tradição de apresentar considerações técnicas atualizadas sobre a continuidade dos estudos e pesquisas em desenvolvimento nas Linhas de Pesquisa do GPLFC e do GPDTCEI durante o III Sequantei foram considerados, também, os correspondentes desenvolvimentos os quais foram expostos, resumida e de forma sistematizada, por meio de conferências proferidas pelos integrantes dos correspondentes grupos de pesquisa.

Assim, para evidenciar os estudos em referência foram apresentadas as seguintes palestras: Álgebra Linear e Computacional, Análise de Experimentos, Aplicações de Programação Não-Linear, Capacity Planning na Indústria, Engenharia Lógica na Indústria 4.0, Engenharia Matemática e Engenharia Lógica, Ergonomia e Usabilidade, Estudo de Variabilidade na Indústria, Interface Homem-Máquina, Lógica Fuzzy e Redes Bayesianas, Métodos Estatísticos como Estratégia de Ação, Pesquisa Tecnológica e Científica, Planejamento e Análise de Experimentos, Processos Químicos e Engenharia, e, Técnicas de Resolução de Problemas.

No III Sequantei ministrei as conferências “Engenharia Lógica na Indústria 4.0” e “Engenharia Matemática e Engenharia Lógica”.

Embora os Grupos de Pesquisa GPLFC e GPDTCEI continuem até a atualidade desenvolvendo seus correspondentes estudos foi tomada a decisão de não divulgar os respectivos resultados por intermédio dos “Seminários de Quantificação Aplicada em Engenharia e na Indústria” durante os anos de 2018 e 2019 haja vista que muito tempo passou a ser demandado para a implantação do Projeto de Especialização Lato-Sensu em “Modelos e Métodos Quantitativos Aplicados em Engenharia e na Indústria”.

Nos anos seguintes, 2020 e 2021, também, não se realizaram os “Seminários de Quantificação Aplicada em Engenharia e na Indústria” tendo em vista o surgimento da Pandemia de Covid-19 a qual obrigou diversas reformulações dos projetos até então em desenvolvimento.

Mas, para 2022 é possível, entretanto, que seja ofertado o IV Sequantei.

Carlos Magno Corrêa Dias
17/10/2021