25 de out. de 2021

Histórias que recordam ações vividas.


E o tempo vai passando para que as ações vividas e transformadas em histórias possam ser recordadas.

DIAS, C. M. C. - 2015

Em comemoração aos dez anos da transformação do então Cefet-PR (Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná) em UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) e como parte integrante da Programação Oficial da SNCT (Semana Nacional de Ciência e Tecnologia) de 2015 proferi a conferência (palestra) intitulada “Necessária Simbiose entre Tecnologia da Indústria e Ciência da Academia”.

Proferi a palestra em referência no Câmpus Curitiba da UTFPR, em 19/10/2015, para meus alunos dos Cursos das Engenharias quando chamava, uma vez mais a atenção para a urgente necessidade de se estabelecer a união de esforços entre Indústria e Universidade por meio da simbiose entre a Tecnologia e a Ciência desenvolvidas em separado na maioria das vezes.

Naquela edição de 2015 da SNCT, a 12ª. edição, o tema foi “LUZ, CIÊNCIA E VIDA” o qual foi escolhido seguindo a decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas que proclamou 2015 como o Ano Internacional da Luz para “celebrar a luz como matéria da ciência e do desenvolvimento tecnológico”.

Encerrando o evento lembro-me de ter proferido a sentença “Indústria e Academia devem se associar para a produção de conhecimento útil para melhorar a vida das pessoas e para o pleno desenvolvimento e progresso da Nação”, posição que continuo a defender, mas cuja possibilidade parece ainda distante.

Carlos Magno Corrêa Dias
25/10/2021