8 de out. de 2021

Apenas com cooperação internacional a fome será exterminada.


Já há algum tempo tenho chamado a atenção para o fato que os contingentes de pessoas famintas está seguidamente aumentando e que cada vez mais estão morrendo seres humanos pela falta de ter o que comer.

Metodologias de contagem da fome e da pobreza são modificadas ou “revisadas”, mas os números da miséria não param de aumentar e comprometer a vida.

As políticas públicas em distintas regiões do mundo afetadas pela fome não são capazes sequer de abrandar quanto mais acabar com o martírio de se morrer pela falta de se ter o que comer.

Faltam ações concretas para exterminar a fome do planeta e não existem, também, programas robustos ou consistentes para se impedir que a fome avance violentamente.

“Enquanto existirem Seres Humanos morrendo de fome por não terem dinheiro para comprar seus alimentos a Segurança Alimentar Mundial estará muito longe de ser conquistada”.

“As mãos que fazem valem mais que os lábios que rezam”. “Quando um pobre morre de fome, não é porque Deus não cuidou dele. É porque nem você nem eu quisemos dar a ele o que ele precisava”. Assim nos ensinava Madre Teresa de Calcutá (1910-1997).

No curso de se completar quase uma década da implantação dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) pela ONU (Organização das Nações Unidas) já é muito provável que segundo objetivo não será alcançado até 2030.

" Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável” é o propósito do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 2.

Todavia estudos já mostram que a “Fome Zero e Agricultura Sustentável” é inviável e que as desumanas formas de fome e a má-nutrição continuará a se ampliar impedindo que as pessoas (especialmente as crianças) possam ter acesso suficiente ao bem alimentar para saciar suas necessidades nutritivas básicas.

A humanidade tem que se unir em cooperação internacional para garantir a eliminação da fome no mundo para sempre. Não existe outra solução para se acabar com a fome no mundo.

Enquanto existir um único ser humano passando FOME ou MORRENDO pela falta de ter o que comer sustentabilidade é um objetivo que está muito distante de ser atingido.

DIAS - C. M. C. - 2018

Carlos Magno Corrêa Dias
08/10/2021