9 de jun. de 2021

FEBiano de Caçapava segue para a Galeria dos Imortais.


Recebo com imenso pesar a notícia que o Caçapavense FEBiano Tenente Gilberto Boaventura Quinsan, Pracinha da FEB (Força Expedicionária Brasileira) que combateu na Segunda Guerra Mundial, faleceu aos seus 99 anos no último dia 9 de junho de 2021 em sua cidade natal Caçapava-SP.

O herói quase centenário FEBiano Tenente Gilberto Boaventura Quinsan nasceu em 14 de julho de 1921, incorporou o 6º Regimento de Infantaria do Exército Brasileiro (atual 6º Batalhão de Infantaria Leve - 6° BIL - Regimento Ipiranga) e participou de todas as operações militares nas quais o 6º Regimento de Infantaria foi empregado a partir de 02 de julho de 1944 quando embarcou para os gelados e sangrentos campos de batalha da Itália durante a difícil e horrível Segunda Guerra Mundial.

O Tenente Gilberto Boaventura Quinsan sempre nos fazia lembrar, em particular, a rendição integral da 148ª Divisão de Infantaria da Alemanha (Divisão de Defesa da Alemanha) à FEB após a Batalha de Fornovo di Taro entre os dias 26 e 29 de abril 1945; pontuando, com orgulho, o fato inédito em toda a Segunda Guerra Mundial de uma Divisão Alemã inteira ter se rendido a uma única Divisão aliada, a brasileira.

A Batalha de Fornovo di Taro foi travada entre os Pracinhas da FEB em conjunto com Partisans Italianos (Resistência Italiana) e unidades de duas divisões do Exército dos Estados Unidos contra as tropas do Exército da Alemanha e da República Social Italiana, mas coube aos Pracinhas conquistar a rendição.

Os Pracinhas eram em número de 200 e tinham 13 carros blindados, contando com o apoio do 6º Regimento de Infantaria. Na vitória da Batalha de Fornovo di Taro foram conquistados 14.779 militares alemães que compunham a 148a. Divisão Alemã, a 90a. Panzergrenadier e a Divisão Bersaglieri Itália; bem como cerca de 4.000 animais e em torno de 2.500 viaturas.

O 6° BIL foi a Unidade do Exército Brasileiro com maior número de jornadas em combate da FEB durante a Segunda Guerra Mundial.

O FEBiano Tenente Gilberto Boaventura Quinsan recebeu diversas homenagens, sendo-lhe, também, recentemente, em 2015, lhe outorgado o especial Diploma de “Honra ao Mérito” pela Câmara Municipal de Caçapava.

O herói Tenente Gilberto Boaventura Quinsan foi sepultado no dia 10 de junho de 2021, no Cemitério do Municipal de Caçapava com as devidas honras fúnebres prestadas pelo Regimento Ipiranga em respeito à sua destacada participação na FEB. Em Caçapava foi decretado luto oficial de três dias.

A Galeria dos Imortais recebeu mais um de nossos grandes heróis.

Hurra! Hurra! Hurra! Salve Salve Tenente Gilberto Boaventura Quinsan.

Carlos Magno Corrêa Dias
09/06/2021