28 de abr. de 2021

Lendário FEBiano passa a integrar Galeria dos Imortais.


Sempre o mês de abril é especial para lembrarmos e celebrarmos os Pracinhas da FEB (Força Expedicionária Brasileira) pela incrível e fundamental participação que tiveram na Segunda Guerra Mundial.

Releitura Símbolo dos FEBianos - 2021

É graças às vitórias dos FEBianos nos sangrentos e gelados campos de batalha da Itália que teve início o término daquele confronto mundial miserável. Assim, festejar com júbilo e reverência os Pracinhas em abril de cada ano é sempre exigido para relembrar nossos lendários heróis da Pátria.

Mas, este abril de 2021 ficou novamente mais entristecido porque no último dia 26 de abril outra lenda mundial brasileira da Segunda Guerra Mundial nos deixou. Naquele dia triste faleceu, em São Lourenço-MG, o ex-combatente Tenente Coronel Leonel Junqueira com seus 106 anos de idade e muita história.

O Tenente Coronel Leonel Junqueira, nascido em São Paulo em 18 de dezembro de 1914, teve muito de sua vida dedicada ao Exército Brasileiro e desenvolveu uma folha de serviço exemplar invejável. Ingressou no Exército Brasileiro em 1933 e foi Pracinha entre 1939 e 1945.

Depois que o Tenente Coronel Leonel Junqueira foi para a reserva seguiu com a vida civil a serviço da população de São Lourenço (cidade que adotou para viver) sendo membro do conselho curador do Hospital de São Lourenço de 1969 até 2003. A ala número 8 do Hospital de São Lourenço recebe o nome do Tenente Coronel Leonel Junqueira como reconhecimento de seus serviços prestados.

Homem de uma simpatia espetacular e de determinação ímpar o Tenente Coronel Leonel Junqueira foi vereador em São Lourenço, recebeu o título de Cidadão Honorário de São Lourenço sendo autor de diversos atos benevolentes em favor dos menos favorecidos da cidade de São Lourenço.

Junqueira escreveu o livro “Força Expedicionária Brasileira: FRAGMENTOS DE HISTÓRIA” no qual explica conforme sua visão pessoal de ex-combatente como a “COBRA FUMOU” na Segunda Guerra Mundial com a fantástica participação dos Pracinhas. Dentre suas várias condecorações o Tenente Coronel Leonel Junqueira recebeu, em agosto de 2017, do Ministério da Defesa do Brasil, a Medalha da Vitória.

A Galeria dos Imortais recebe a lenda Tenente Coronel Leonel Junqueira para ser eternamente celebrado.

Hurra! Hurra! Hurra! Salve Salve Tenente Coronel Leonel Junqueira.

Carlos Magno Corrêa Dias
28/04/2021