25 de mai. de 2020

Uma Indústria 4.0 é chamada no dia da Indústria.


Em 25 de maio celebra-se no Brasil o DIA DA INDÚSTRIA e o DIA DO INDUSTRIÁRIO. A data foi escolhida em homenagem ao Patrono da Indústria Nacional Roberto Cochrane Simonsen (1889-1948) que faleceu no dia 25 de maio de 1948.


DIAS, C. M. C. - 2019

O Professor Roberto Simonsen foi engenheiro, industrial, administrador, historiador e político. Grande estrategista, defensor incondicional da Indústria para o progresso do país, Roberto Simonsen desempenhou papel fundamental para a consolidação do Parque Industrial do Brasil.

Tanto como representante corporativo na Assembleia Constituinte de 1933 quanto no Estado Novo Roberto Simonsen trabalhou fortemente pela Indústria.

O santista Roberto Simonsen aos 15 anos de idade ingressou Curso de Engenharia da Escola Politécnica de São Paulo, criou a Companhia Construtora de Santos (a primeira grande empresa de construção civil do Brasil), foi senador da República, vice-presidente da CNI (Confederação Nacional da Indústria), presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e, ainda, foi cofundador do Centro das Indústrias de São Paulo (CIESP), idealizou o Sesi (Serviço Social da Indústria) e o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial); sendo, também, membro da ABL (Academia Brasileira de Letras).

O dia 25 de maio foi estabelecido pelo decreto 43.769, de 21 de maio de 1958.

Que o Brasil consiga, o mais brevemente possível, efetivamente, de forma determinante, ter uma Indústria 4.0 FORTE e se desenvolva intensamente no campo dos Sistemas Cyber-Físicos e da Inovação Disruptiva para alcançar Progresso e Competitividade Internacional.

Que tenhamos uma INDÚSTRIA FORTE para sermos uma NAÇÃO SOBERANA.

DIAS, C. M. C. - 2015

Parabéns, em especial, para os INDUSTRIÁRIOS que trabalham duro, de forma incessante e determinante, para o progresso do nosso BRASIL na Indústria 4.0, na Quarta Revolução Industrial.

Carlos Magno Corrêa Dias
25/05/2020