3 de dez. de 2019

O mundo é convocado a entender as dificuldades das PcD.


No dia 3 de dezembro é celebrado o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência (PcD) e a Terra é convidada a entender quem são e quais são as dificuldades destas Pessoas para serem de fato incluídas em nossa Sociedade.

PcD são Pessoas que possuem limitações permanentes sejam elas deficiências visuais, auditivas, físicas ou intelectuais.

As limitações permanentes em referência são aquelas com as quais as PcD já nascem ou aquelas outras deficiências adquiridas no decorrer da vida sejam por doenças ou por acidentes dos mais diversos.

As limitações permanentes das PcD são mantidas durante toda a vida e não apresentam cura.

Como as deficiências permanentes não têm como ser eliminadas e a Sociedade não é amplamente adaptada para as PcD, estas últimas passam a ser excluídas e, em muitos casos, são as próprias PcD que se obrigam a se adaptarem ao mundo circundante.

O Dia Internacional das PcD chama a atenção para a inclusão das PcD na Sociedade.

Como chamava a atenção em publicação de 21 de setembro de 2019, no Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, “as PcD não podem ser excluídas da Sociedade”. Logo, “reflitamos sobre a cidadania, a participação plena e a inclusão total das PcD em nossa Nação”. É Necessário “somar as expertises de todos para multiplicarmos resultados. Vamos, então, contribuir para ampliar a inclusão das PcD em nossa Sociedade de maneira igualitária e sem tolos preconceitos”.

Carlos Magno Corrêa Dias
03/12/2019