6 de out. de 2019

Celebrando o dia do Professor antecipadamente em 5 de outubro.


Em 5 de outubro de 1966, em Paris, em Conferência Intergovernamental Especial, foi aprovada a Recomendação conjunta da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e da OIT (Organização Internacional do Trabalho) relativa ao Estatuto dos Professores.


DIAS, C. M. C. - 2019

A UNESCO em cooperação, também, com a OIT, nomeadamente por meio do Comité Conjunto de Especialistas A da OIT/UNESCO (CEART), durante sua Conferência Geral de 1997, ocorrida em Paris, de 21 de outubro a 12 de novembro, adotou a Recomendação relativa ao Pessoal Docente do Ensino Superior a qual complementou a Recomendação de 1966.

Os dois documentos constituem conjunto de práticas recomendadas para enfrentar os desafios dos Professores entendendo que “Os professores são a força mais influente e poderosa para a equidade, acesso e qualidade na educação”.

Em 1994, a UNESCO proclamou o dia 5 de outubro como o DIA MUNDIAL DOS PROFESSORES.

No nosso Brasil, entretanto, o DIA DO PROFESSOR é comemorado todo dia 15 de outubro.

Pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963, ficou estabelecido que no dia 15 de outubro comemora-se o Dia do Professor no Brasil. Todavia, a primeira celebração efetiva dedicada ao Professor no Brasil ocorreu em 1947.

Festeje-se, entretanto, também, em nossa Nação, o DIA MUNDIAL DOS PROFESSORES. O dia daqueles Profissionais que Ensinam e Aprendem ministrando aulas para transformar o mundo.

Carlos Magno Corrêa Dias
06/10/2019