4 de out. de 2019

A Boa Nova continua a chamar obediência, pobreza e castidade não em sentidos estritos.


Em 4 de outubro é celebrado o Dia dos Animais, o Dia da Natureza, o Dia do Patrono dos Animais e do Meio Ambiente, o Dia de São Francisco de Assis, aquele que possuía uma visão positiva da natureza e do homem e que foi uma "luz que brilhou sobre o mundo".


DIAS, C. M. C. - 2015

Nascido Giovanni di Pietro di Bernardone (1181-1226), São Francisco de Assis compreendeu a bondade e a maravilha da Criação apreciando incondicionalmente a natureza, defendendo três conselhos que sintetizam a chamada Boa Nova; quais sejam: obediência, pobreza e castidade; os quais não devem ser entendidos em sentido estrito.

Pois, em São Francisco de Assis, a obediência está associada à acolhida para escutar o valor maior. Aquele que é obediente tem os sentidos abertos para perceber o maior e o melhor e não tem medo ou ressalvas e mostra lealdade a um grande projeto.

Em São Francisco de Assis ser pobre é ter a coragem da partilha de forma que pobreza não se vincula à categoria econômica de quem não tem, mas está atrelada àquele que coloca tudo em comum sabendo sempre partilhar.

Quando em São Francisco de Assis se faz referência à castidade está a se exigir ser verdadeiro, transparente e revelar o melhor de si, garantindo a pureza de coração.

Logo, aquele que segue os conselhos de São Francisco de Assis é obediente sendo sempre fiel aos seus princípios; é pobre no sentido de viver na gratuidade da convivência; e, é casto ao preservar a beleza do seu coração e de seus afetos.

Os conselhos de São Francisco de Assis estão sintetizados no TAU (na Cruz de São Francisco de Assis) que se prende ao cordão (o elo que une a forma de nossa vida) com três nós que representam cada um dos três conselhos da Boa Nova.

O TAU de São Francisco de Assis, a mais antiga forma de cruz adotada, reconhece o encontro entre o Céu e a Terra, significando a convergência do Divino e do Humano nas duas linhas vertical e horizontal que o formam.

Em São Francisco de Assis PAZ e BEM é o caminho.

Que a PAZ e BEM pregada por São Francisco de Assis possa nos conduzir para uma humanidade melhor preservando sempre a dignidade do homem.

PAZ e BEM

Carlos Magno Corrêa Dias
04/10/2019