6 de ago. de 2019

Um dia sombrio para a humanidade que não pode ser esquecido.


O dia 6 de agosto de 2019 vai chegando ao seu final e poucas foram as manifestações sobre o sombrio dia 6 de agosto de 1945 para a humanidade quando ainda transcorria a miserável Segunda Guerra Mundial.

Naquele dia a cidade de Hiroshima, no Japão, foi apenas arrasada, quase totalmente destruída, pela bomba atômica "Little Boy" a qual foi lançada do B-29 Enola Gay pelos Estados Unidos com a justificativa de acabar com aquela insana guerra.

Estimativas dão conta que instantaneamente cerca de noveta mil seres humanos foram mortos (este número é sempre impreciso dado que milhares foram desintegrados não havendo corpos para contagem). Outras dezenas de milhares foram morrendo nos anos seguintes devido a queimaduras e ao envenenamento por radiação. Cerca de 166.000 pessoas morrem.

A quase totalidade das vítimas era formada por civis, a maioria eram mulheres e crianças. A explosão provocou um calor de cerca de 5,5 milhões de graus Celsius e quase tudo foi literalmente acabou. Do centro da explosão até 2km a destruição foi total.

Não nos esqueçamos do triste e abominável dia 6 de agosto de 1945. Que o homem possa deixar de subjugar o próprio homem (algum dia).

Carlos Magno Corrêa Dias
06/08/2019