28 de jun. de 2019

O mundo da competição cede lugar ao mundo da colaboração.


A convite do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep), por meio das Faculdades da Indústria, participei, em 27 de junho de 2019, no Câmpus da Indústria, da reunião “COMPETIÇÃO X COLABORAÇÃO OS NOVOS PARADIGMAS E MODELOS MENTAIS DA ERA DA COLABORAÇÃO”.

No encontro foram discutidos os novos paradigmas da era da colaboração e os seus efeitos na vida pessoal e profissional, comparados modelos de competição e colaboração, evidenciadas as perspectivas de adaptação do mundo quanto aos modelos de competição e colaboração, evidenciados como é possível estimular o desenvolvimento de modelos mentais capazes de considerar os desafios da economia digital e cognitiva, bem como apresentadas sugestões de como é possível estimular o desenvolvimento de negócios e projetos de forma que todos possam ganhar.

“COMPETIÇÃO X COLABORAÇÃO OS NOVOS PARADIGMAS E MODELOS MENTAIS DA ERA DA COLABORAÇÃO” foi mais uma edição do Projeto “Café & Gestão” do Sistema Fiep que apresenta mensalmente temas atuais do “mercado nas áreas de recursos humanos, marketing, educação e indústria 4.0 para o compartilhamento de conhecimentos, experiências, networking e diálogo sobre as tendências e posicionamentos para novas oportunidades de negócios em cada segmento”.

Mais uma vez o Sistema Fiep vem contribuindo na “Educação como base de todo o processo de desenvolvimento do ser humano, da sociedade e da economa
i de nosso Estado”.

É necessário a compreensão que hoje a antiga “competição” cede seu lugar à colaboração de forma que conhecimento e poder deixam de seguir linhas de ascensão ao imaginário “topo do poder” para cada vez mais ser espalhado ou expandido em todas as direções e em todos os lugares. Assim os modelos mentais sobre competição e colaboração devem ser repensados na era da Indústria 4.0 e das tecnologias disruptivas. 

O evento procurou chamar a atenção dos participantes para as questões relacionadas com o afirmado no parágrafo precedente.

Carlos Magno Corrêa Dias
28/06/2019