30 de abr. de 2019

Segurança e saúde do trabalhador são avaliadas no Abril Verde.


Visando informar e sensibilizar empregadores, funcionários, bem como a Sociedade em geral sobre a importância da prevenção e da redução dos acidentes de trabalho é realizada a CANPAT (Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho) a qual é desenvolvida pelo Ministério do Trabalho, por meio da Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT).

Em 2019, o tema da CANPAT 2019 é “Gestão de Riscos Ocupacionais: o Brasil contra acidentes e doenças do trabalho”.

O Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep), por meio do Sesi Paraná (Serviço Social da Indústria do Paraná), apoia a CANPAT para que haja maior conscientização dos empresários sobre o tema, estimulando, também, o necessário diálogo com o Poder Público para a promoção de eventos de mobilização.

No sentido considerado no parágrafo precedente o Sistema Fiep, por meio do Sesi no Paraná, promoveu, conjunto de palestras sobre Segurança e Saúde no Trabalho (SST). Tais palestras fizeram parte da CANPAT 2019 e integraram o “Abril Verde” que é dedicado à prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.

As palestras foram realizadas entre os dias 11 e 29 de abril em Curitiba, Londrina, Cascavel e Maringá, tendo início em Londrina e terminado em Curitiba.

Tive a oportunidade de participar do evento no dia 29 de abril de 2019 quando as palestras foram realizadas em Curitiba, no Campus da Indústria do Sistema Fiep, com os títulos: “Projeto Elétrico em Canteiros de Obras: Alteração da NR-18”, "Gestão de SST e eSocial”, e “CPR - Comitê Permanente Regional da Industria da Construção Civil”.
Durante o evento foi apresentado, também, a Plataforma Sesi Viva+ a qual tem auxiliado no atendimento às exigências do eSocial e na gestão da segurança e saúde dos trabalhadores.

Melhorar o ambiente de trabalho por meio de contínuos treinamentos e investimentos em ações de prevenção é essencial. Discutir e avaliar sempre, repetidamente, com as Equipes, questões de segurança e de saúde do trabalhador é fundamental.

Carlos Magno Corrêa Dias
30/04/2019