8 de mar. de 2019

Desafios para a captação de recursos no Terceiro Setor.


Captação de Objetivando apresentar ferramentas para alavancar doações para entidades do Terceiro Setor foi realizada no dia 7 de março de 2019, no Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), em Curitiba, reunião da Rede do Terceiro Setor de Curitiba.

Durante a reunião foram apresentadas algumas das muitas dificuldades que as Organizações do Terceiro Setor enfrentam quando a questão são “doações” dado que, em grande parte, as Organizações do Terceiro Setor sobrevivem por meio de doações de Pessoas Físicas ou Pessoas Jurídicas, que são sua principal fonte de recursos.

Avaliamos, também, os inúmeros desafios e as formas de captação ou mobilização de recursos. A captação de recursos se mostra atualmente como o conjunto de atividades multidisciplinares praticadas pelas Organizações do Terceiro Setor necessário para gerar recursos financeiros, materiais e humanos para a execução das finalidades das Organizações do Terceiro Setor. Assim, a captação ou mobilização de recursos constitui uma atividade meio para a sustentação financeira das Organizações do Terceiro Setor.

Discutimos, também, questões relacionadas de como se pode obter sucesso na captação de recursos e as diferentes fontes que podem ser acessadas para a obtenção dos mesmos.

A Rede do Terceiro Setor de Curitiba, composta por representantes de Instituições Sociais e demais interessados, trabalha compartilhando Boas Práticas por intermédio da troca de experiências e mediante mobilização para contribuir na promoção de Políticas Públicas para o bem da Sociedade.

Como interessado sobre as questões do Terceiro Setor participei da referida reunião e pude compartilhar algumas de minhas ideias sobre a captação e mobilização de recursos para o Terceiro Setor.

Carlos Magno Corrêa Dias
08/03/2019