10 de jan. de 2019

Falsas predicações não dissimulam a matemática.


Com relativa frequência é proclamado que a matemática é “bela”, "divertida", "lúdica", “mágica” ou "que desenvolve o raciocínio"; a despeito de outras falsas predicações.

Mas, bem o sabemos, a matemática, embora fundamental, não é “fácil" e quaisquer dos fantasiosos predicados que se tentem atribuir à matemática não vão torná-la menos complexa e radicalmente “dura” (implacável, lógica, determinante).



DIAS, C. M. C. - 2016


A matemática com fundamental necessidade [analítica] "sorri" [impiedosamente, como sempre o fará] para aqueles que dela não podem se distanciar, sendo a correspondente compreensão e domínio privilégios para poucos.

Não serão com falaciosos atributos que a matemática se tornará menos “difícil” para aqueles que dela necessitam. Todavia, para conhecer a matemática é exigido tão somente estudá-la e muito. 

No desenvolvimento precedente apresento uma amostra "simples" da complexidade da matemática no campo da Diferenciação e Integração de Funções Argumento ou Funções Hiperbólicas Inversas. 

Como se pode observar (e conjecturar) o poder e a profundidade da matemática não estão, em absoluto, em mera retóricas palavras 


Carlos Magno Corrêa Dias
10/01/2019