23 de out. de 2018

Um homem e a história ficou dividida em duas partes.

             
Hoje, 23 de outubro, celebramos o DIA DO AVIADOR e o DIA DA FAB (Força Aérea Brasileira) em homenagem ao fantástico inventor brasileiro Alberto Santos Dumont (1873-1932). 

No dia 23 de outubro de 1906 o domínio dos céus mudou os rumos da humanidade. Nosso incrível aeronauta brasileiro Alberto Santos Dumont, Patrono da FAB, tornou-se o primeiro ser humano a VOAR em uma aeronave dirigível prática com motor próprio e sem o auxílio de dispositivos de lançamento ganhando Taça Archadeacon.

A bordo de sua extraordinária criação, o 14 BIS, Dumont realizou o voo no Campo Bagatelle, em Paris, na França, que marcou o mundo de forma determinante e deu início à mais importante revolução nos meios de transporte no Planeta.

Com o seu 14-Bis, conhecido, também, como Oiseau de Proie II (em francês signifincando Ave de Rapina II), Dumont conquistou a terceira dimensão. Com satisfação e júbilo recordamos e celebramos Alberto Santos Dumont o Brasileiro que nos deu um novo mundo em muito diferente daquele mundo anterior que o via decolar.

Naquele 23 de outubro de 1906 o Oiseau de Proie II percorreu sessenta metros em sete segundos, a uma altura de aproximadamente dois metros, perante mais de mil espectadores.

O Aeronauta Alberto Santos Dumont foi o primeiro homem a cumprir um circuito pré-estabelecido conduzindo um balão dirigível (um aeróstato, ou aeronave mais leve que o ar) com motor a gasolina, na presença de testemunhas como especialistas, jornalistas e populares, bem como, a ter o devido reconhecimento pela Fédération Aéronautique Internationale (FAI).

Antes de seu feito com o 14-Bis, em 4 de novembro de 1901, Dumont conquistou o Prêmio Deutsch ao contornar a Torre Eiffel com o seu dirigível Número 6, passando a ser notabilizado no mundo da época e a fazer parte da história.

Alberto Santos Dumont é o inventor da primeira AERONAVE DIRIGÍVEL PRÁTICA. Quaisquer outras considerações, tais como se Dumont é ou não o inventor do “avião” ou se foi ele o responsável pelo primeiro voo em um “avião”, isto pouco importa. A vitória mundial de 1901 o coloca como um dos maiores inventores da história.

Se o Wright Flyer 1 dos irmãos Wilbur Wright (1867-1912) e Orville Wright (1871-1948) ou o 14-Bis de Dumont é o primeiro AERODINO (aeronave mais pesada que o ar), tal questão é, também, irrelevante.

Aos Aviadores de todas as Bandeiras os Parabéns. Para o especial Alberto Santos Dumont a admiração e a sempre lembrança e reverência.

Carlos Magno Corrêa Dias
23/10/2018