6 de out. de 2018

Projeto Mãos 3D acenam para o futuro.

          
Participando, em 05 de outubro de 2018, na nossa Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), da Reunião de Planejamento do Centro de Engenharia Lógica e Cognição em parceria com o Conselho Multidisciplinar de Cognição Disruptiva.


DIAS, C. M. C. - 2018

Na reunião tratamos das estratégias para consolidação, em 2019, do Projeto “Mãos 3D acenam para futuro disruptivo” e avaliamos a atual conjuntura das Ciências e das Tecnologias na Indústria 4.0 frente à necessidade de inclusão plena das Pessoas com Deficiência (PcD) para somarmos mais expertises para o desenvolvimento de nossa Nação. 

DIAS, C. M. C. - 2018

O projeto em referência tem por objetivo protetizar PcD por intermédio da impressão 3D gerando próteses de membro superior que serão produzidas por intermédio da impressão 3D para posterior doação. O Projeto “Mãos 3D acenam para futuro disruptivo” é baseado em modelos livres que se encontram 
disponibilizados para serem posteriormente adaptados conforme as necessidades das PcD atendidas.

A personalização das próteses é um dos diferencias do Projeto que trabalhará, num primeiro momento, com próteses do tipo mecânico com movimento de abrir e fechar a mão acionado pela articulação mais próxima do coto (a articulação do punho ou do cotovelo). Numa segunda fase é pretendida a produção de próteses eletro mecânicas com partes móveis impressas, também, em impressoras 3D.

Na oportunidade visitei, também, a nossa especial Paróquia Universitária Jesus Mestre da PUCPR.

Carlos Magno Corrêa Dias
06/10/2018