19 de out. de 2018

Inovação um caminho sem volta no futuro presente.


No dia 19 de outubro celebramos o Dia Nacional da Inovação.

Para o desenvolvimento e progresso de um País, para a agregação de qualidade na produção de novos bens, serviços e processos; para a instituição de uma economia competitiva forte, em expansão, próspera e sustentável; para o aumento significativo de patentes e marcas de inúmeros produtos; para a melhoria e ampliação significativa dos postos de trabalho com melhores empregos e maiores salários; para a instituição de uma Nação Soberana é fundamental chamarmos e praticarmos intensamente a Inovação.

As riquezas associadas à Inovação são geradas incondicionalmente e de forma determinante. Na Quarta Revolução Industrial que estamos vivenciando a Inovação é a base fundamental sem a qual muito provavelmente estaríamos ainda na Indústria 3.0 ou 2.0 e continuaríamos não percebendo a necessidade da disrupção como forma indutora no desenvolvimento de novas Tecnologias e do próprio mundo.

Quando se pensa em um conceito para inovação nos deparamos, certamente, com uma variedade muito grande de possibilidades dada a abrangência das suas aplicações e consequências.

Entretanto, de forma, genérica, poder-se-ia tomá-la como “a exploração com sucesso de novas ideias para a geração do aumento de faturamento, acesso a novos mercados, aumento das margens de lucro, ampliação da renda ou aumento do número de postos de trabalho dentre outros benefícios sejam para as Empresas ou Países”.

Pode-se inovar na geração de produtos ou de processos, ou também, inova-se na geração de novos mercados, novos modelos de negócio, novos processos e métodos organizacionais, ou outras formas desde que venham causar um impacto significativo.

Talvez a mais importante consequência da utilização da Inovação seja a geração de vantagens competitivas para as empresas a médio e longo prazo que possibilitam a sustentabilidade das mesmas empresas e dos países no futuro, pois a Inovação tem a capacidade de agregar valor aos produtos das empresas. Para os países a Inovação permite o aumento do nível de emprego e de renda invariavelmente.

Carlos Magno Corrêa Dias
19/10/2018