15 de ago. de 2018

PERS do Paraná caminhando para consolidação.

      
Porque as responsabilidades sobre os Resíduos Sólidos chamam a todos tive o privilégio de participar no último dia 13 de agosto de 2018 do IV Fórum do Plano Estadual de Resíduos Sólidos do Paraná o qual foi realizado no Instituto Senai de Tecnologia em Meio Ambiente e Química do Sistema do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep). 


DIAS, J. C. G. C. - 2018

Na oportunidade pudemos contribuir para a consolidação do PERS/PR (Plano Estadual de Resíduos Sólidos do Paraná) que será entregue no final de agosto de 2018. O PERS/PR trata da destinação dos Rejeitos de Serviços de Saúde, da Construção Civil, de Transporte, de Mineração, de Saneamento Básico, Resíduos Industriais e Agrossilvopastoris e da Logística Reversa.

O PERS/PR associado aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) constitui importante iniciativa para a Sustentabilidade do nosso Estado do Paraná.

A gestão de Resíduos Sólidos no Paraná está a cargo da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMA) por intermédio da efetiva atuação da Coordenadoria de Resíduos Sólidos (CRES).

A CRES atua conjuntamente com as demais Coordenadorias da SEMA e com o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e o Instituto das Águas do Paraná e Instituto de Terras, Cartografia e Geociências (ITCG).

Os Programas e Projetos da CRES objetivam garantir a segurança e o zelo com o Meio Ambiente, bem como trabalhar para somar esforços institucionais e da sociedade para garantir a efetiva discussão sobre os temas relacionados com os resíduos.

É o nosso Paraná dando exemplo e preparando a sustentabilidade dos Resíduos Sólidos.

Carlos Magno Corrêa Dias
15/08/2018