12 de fev. de 2026

Reflexões na era da imediatidade ecoa no tempo.


A vida, principalmente a profissional, nos solicita exercícios interessantes como o de recordar mediante a “metalinguagem da retrospectiva” aquilo que se escreveu em tempos anteriores.

Assim, seguindo a ideia da apresentação de “retrospectiva baseada no lustro romano” (o qual conta períodos de cinco anos) apresento o rememorar dos textos escritos em janeiro de 2021 em meus Blogs os quais mantenho desde 2012.

Como sabido “o ato de escrever é, essencialmente, uma tentativa de ancorar o pensamento no fluxo caótico do tempo”. Ao resgatar minhas particulares publicações de janeiro de 2021 em pleno 2026, não apenas celebro um aniversário de publicações, mas proponho um exercício de validação. O conjunto de temas abordados há meia década (que transita entre a memória histórica, o pacifismo, a soberania nacional e os desafios tecnológicos e sanitários) revela-se como como um mosaico de preocupações fundamentais da condição humana contemporânea que solicitam reflexões constantes.

Em um mundo onde o esquecimento é acelerado pelo excesso de informação, o resgate da memória serve como um “freio ético” chamando a "atemporalidade" e o contraste entre a dualidade do progresso humano.

DIAS, Carlos Magno Corrêa - 2026

Há meia década, em janeiro de 2021, postava, em meus Blogs, textos (ordenados em sequência decrescente de datas de publicação) que envolviam narrativas diversas visando oportunizar “refle­xões e/ou questionamentos para exigir o despertar de preocupa­ções, possibilitar soluções e motivar novas perspectivas”.

Os títulos em referência foram os seguintes:
- A humanidade não pode esquecer o holocausto (publicado em 27/01/2021);
- A não violência é das armas a mais poderosa (publicado em 30/01/2021);
- Asas da FAB protegem o Brasil há 80 anos (publicado em 20/01/2021);
- Condolências Atemporais Universais (publicado em 22/01/2021);
- Superinteligência dominará a humanidade (publicado em 05/01/2021);
- Vacina deverá frear a velocidade nos óbitos por Covid-19 (publicado em 17/01/2021).

Neste 2026, publico, novamente, os referidos escritos para comemorar já a meia década das correspondentes postagens.

No endereço https://drive.google.com/file/d/1QwkEFnn_zztX4NQa-z69yctn4sJQT1Xj/view?usp=sharing encontram-se disponíveis os textos em referência ordenados em ordem alfabética pelos respectivos títulos.

O resgate daqueles escritos de janeiro de 2021, agora em 2026, continua pondo em tela a premissa de "oportunizar reflexões para exigir o despertar de preocupações". Ao olhar para o retrovisor de 2021, perceber-se-á que as grandes questões da humanidade permanecem as mesmas, embora sob novas roupagens. A história segue seu caminhar e a escrita se mostra presente tornando-se oxigênio necessário para toda sociedade que deseja evoluir sem perder sua essência.

Carlos Magno Corrêa Dias
12/02/2026