8 de abr. de 2023

Conjunto de poesias chama nova edição.


Poesia Em novembro de 2017 publicava minha obra intitulada ILAÇÕES AMOSTRAIS (ISBN 978-85-88925-31-1) a qual, a partir de 02/04/2018), passou a integrar, também, a Coleção MEMÓRIA NACIONAL da Biblioteca Nacional do Brasil.

DIAS, C. M. C. - 2017

O livro, então, pertence ao acervo da Biblioteca Nacional do Brasil há mais de meia década e tem sua primeira edição já esgotada chamando uma próxima edição. A Biblioteca Nacional do Brasil é a Depositária do Patrimônio Bibliográfico e Documental do Brasil.

Entendendo que poesia é (1) “a arte que mais propriamente impõe aos homens o confronto entre a efemeridade da criação e a conjunção irrestrita dos sentimentos mais profundos e duradouros”; (2) o meio pelo qual é possível “transcender o mundo material para, de forma ilimitada, exteriorizar e potencializar sentimentos ao recorrer à utilização da palavra para propor a singular simbiose entre a imaginação do autor e a do leitor”; e, (3) a forma de se chamar “ligações do imaginário com o mundo real por meio da atribuição de significados para transcender ao normativo e operar transformações pela criação”; afirmo no prefácio da obra que com tais prerrogativas a poesia força a realidade existente a se manifestar e obriga o ser pensante a refletir de forma livre e sem subordinação.

No livro, seguindo, também, os desígnios em referência, apresento conjunto de poesias pensados “para avançar no caminho que leva às relações precípuas entre as ideações particulares e os acontecimentos gerais que condicionam a normalidade do cotidiano usual que, embora insensato ou assustador, é determinante”.

ILAÇÕES AMOSTRAIS chama, indiretamente, por intermédio de versos, observações sobre realidades que são julgadas necessárias serem questionadas para a devida reflexão. A obra tem a intenção, também, de “contribuir para transcender ou mesmo fazer enxergar realidades não percebidas ou camufladas pelos diversos dogmas do usual os quais compulsivos se mostram nem sempre compulsórios”.

Carlos Magno Corrêa Dias
08/04/2023