11 de jun. de 2024

Marinheiros do Brasil em festa.


A Batalha Naval do Riachuelo foi realizada no dia 11 de junho de 1865 e a história conta que foi uma das mais determinantes (e sangrentas) batalhas da Guerra do Paraguai (1864-1870) aquela chamada, também, de Guerra da Tríplice Aliança a qual foi travada entre o Paraguai e a Tríplice Aliança, composta pelo Brasil, Argentina e Uruguai.

DIAS, C. M. C. - 2024

A Batalha do Riachuelo foi desenvolvida às margens do arroio Riachuelo, um afluente do Rio Paraguai, na província de Corrientes, na Argentina, sendo perdida pelo Paraguai que objetivava ampliar o controle dos rios que integravam a bacia do Prata.

Sendo comandada pelo brilhante Almirante Francisco Manuel Barroso da Silva (1804-1882), o Barão do Amazonas, mais conhecido como Almirante Barroso, a Força Naval Brasileira foi composta pela Fragata Amazonas, quatro Corvetas e quatro Canhoneiras cujo conjunto embora defasado tecnologicamente frente ao poderio do inimigo tinha nos conveses Marinheiros e Fuzileiros Navais aguerridos. valorosos e hábeis que bem souberam derrotar a frota inimiga.

“Aqueles que dominavam os rios, venciam as guerras”.

A vitória da Batalha Naval do Riachuelo se deve, também, pela determinação e comando do Almirante Barroso que na luta bradava: “O Brasil espera que cada um cumpra o seu dever” e “Sustentar o Fogo, que a vitória é nossa”.

Sempre deve-se observar que o Brasil enfrentou durante a Batalha Naval do Riachuelo uma Marinha excelente e muito preparada para a guerra em ambiente fluvial e com vantagens diversas tanto na proximidade do apoio logístico quanto no apoio de fogo de terra e com Marinheiros muito bem treinados para o embate em águas fluviais.

O dia 11 de junho é o DIA DA MARINHA do Brasil e foi escolhido para lembrar e celebrar os feitos heroicos daqueles homens que lutaram na Batalha Naval do Riachuelo e que deixaram um legado de heroísmo, bravura e superação sem igual.

Francisco Manoel Barroso da Silva foi um importante militar brasileiro da Armada Imperial Brasileira cuja carreira foi das mais distintas participando além da Guerra do Paraguai de outros importantes conflitos tais como a Guerra da Cisplatina, a Cabanagem, a Guerra dos Farrapos.

Especialistas afirmam unânimes que a Batalha Naval do Riachuelo foi vencida devido à liderança e estratégias do Almirante Barroso. A vitória do Brasil na Guerra Naval do Riachuelo assegurou a hegemonia do Brasil nas comunicações fluviais e foi crucial no desenrolar da Guerra do Paraguai.

Por sua bravura e excelência nos serviços prestados à Nação o Almirante Francisco Manuel Barroso da Silva foi condecorado com a Imperial Ordem do Cruzeiro e recebeu o título nobiliárquico de Barão do Amazonas em 1866. Atualmente seus restos mortais, trasladados para o Rio de Janeiro, repousam no monumento erguido em sua homenagem.

Celebre-se sempre os grandes feitos históricos da Nação para manter sua força e soberania.

Carlos Magno Corrêa Dias
11/06/2024