10 de jun. de 2024

Cabo Pamplona integra a Galeria dos Imortais.


Embora a Galeria dos Imortais Combatentes receba mais um Herói da Segunda Guerra Mundial é com enorme pesar que recebo a notícia do falecimento, aos seus 104 anos, em 02 de junho de 2024, em Salvador (BA), do Pracinha, Cobra Fumante, FEBiano, Ex-Combatente da FEB (Força Expedicionária Brasileira) Cabo Eurypedes Lacerda Pamplona.

DIAS, C. M. C. - 2024

O baiano Eurypedes Lacerda Pamplona nasceu em 10 de junho de 1919, em Barreiras (BA), integrou o 4° Escalão da FEB e atuou nos sangrentos campos de batalha na Campanha da Itália durante a Segunda Guerra Mundial estando lotado na 9ª Companhia do 3° Batalhão - 11° Regimento de Infantaria, ficando notabilizado por sua bravura como soldado e deixando um legado de heroísmo e patriotismo na memória de todos que o conheceram.

Com 18 anos incompletos Eurypedes Lacerda Pamplona entrou no Tiro de Guerra e se formou com reconhecimento como Atirador da Reserva de 2° Classe, turma de 1937. Em seguida, em 1939, foi para o Rio de Janeiro e no 2° Regimento de Infantaria foi promovido a cabo.

Na guerra, o então Cabo Pamplona foi escolhido para ser atirador de metralhadora Ponto 50 e sua missão foi sempre “rechaçar os alemães e dar cobertura ao avanço no território inimigo”. Sua prova de fogo ocorreu na Batalha de Monte Belvedere, embora tenha participado, também, das difíceis batalhas de Monte Castelo e Montese; sendo este último conflito aquele considerado o mais terrível pelo próprio Eurypedes Lacerda Pamplona.

Cabe ressaltar que a feroz Batalha de Monte Belvedere, ocorrida nas montanhas dos Apeninos, é considerada crucial na Campanha da Itália sendo tomada como significativa e determinante nas operações dos Aliados na Europa. Naquela batalha horrível se forjaram alguns dos importantes heróis da Segunda Grande Guerra Mundial.

Centenário de quase 105 anos de vida, Eurypedes Lacerda Pamplona impressionava a todos pela sua vitalidade e determinação sendo sempre reverenciado em Barreiras como testemunho dos horrores e sacrifícios impostos pela guerra e como símbolo de coragem e dedicação à Pátria Brasil.

No livro "Tiro, guerra e mito: a história de um barreirense na segunda guerra mundial" (ISBN: 9788571963-22-1), conta-se a história do herói Cabo Pamplona.

Na obra se apresentam considerações sobre a trajetória do Pracinha Eurypedes Lacerda Pamplona e alguns detalhes particulares como o fato de sempre fazer questão de desfilar na parada cívico-militar do dia 7 de setembro. A obra é um convite, também, para se conhecer melhor o compromisso assumido pelos Soldados do Brasil que enfrentaram os horrores e as dores da Segunda Guerra Mundial para defender a liberdade e a paz. A Segunda Guerra Mundial é considerada o conflito mais sangrento da História sendo o maior conflito armado da humanidade.

Hurra! Hurra! Hurra! Salve, Salve! Salve! Salve Cobra Fumante Pracinha FEBiano Herói Ex-Combatente Eurypedes Lacerda Pamplona!

Carlos Magno Corrêa Dias
10/06/2024