10 de mai. de 2022

O contexto do V-E DAY não pode ser esquecido jamais.


A Segunda Guerra Mundial foi conflito que permanecerá sempre como uma lembrança triste e ultrajante. Atrocidades, dor, insanidade, miséria, massacres, horror, desrespeito, brutalidades. Momento bestial da humanidade no qual a inteligência não prevaleceu, apenas a estupidez irracional teve vez e armistício algum foi possível (ou, talvez, desejado) antes de seu drástico fim. Homens sobrepujaram violenta e conscientemente os próprios homens numa destruição material e imaterial sem precedentes. Milhões de inocentes e de indefesos mortos.

Mas, enfim, em 8 de maio de 1945, depois de quase seis intermináveis e dolorosos anos, aquela insanidade da Segunda Guerra Mundial, o mais amplo, sangrento e cruel conflito da humanidade, teve o seu fim anunciado deixando para trás um rastro de cerca de 70 a 85 milhões de pessoas mortas.

Composição - DIAS, C. M. C. - 2022

Desde então, todo 8 de maio é comemorado no ocidente como V-E DAY, o “DIA DA VITÓRIA NA EUROPA”; sem dúvida, um marco divisório infeliz entre os homens.

Afirme-se, entretanto, seguidamente, que a intensidade da dor gerada durante aquela absurda guerra não será, possivelmente, jamais suplantada pelo júbilo da vitória. Mas, deve-se sempre lembrar o particular dia 8 de maio, o DIA DA VITÓRIA, como necessário para contar sempre para as novas gerações todo horror vivido durante o correspondente período sombrio da história do homem.

Em 8 de maio de 1945 era noticiado pela imprensa que a Segunda Guerra Mundial havia acabado na Europa uma vez que em 07 de maio de 1945 o Alto Comando das Forças Alemãs assinava a incondicional rendição de todas as forças germânicas.

Estava previsto, entretanto, realizar a divulgação oficial do fim da guerra na Europa apenas no dia 9 de maio de 1945. Tanto é que em vários países as comemorações do fim da guerra são realizadas no dia 9 de maio. Todavia, no ocidente o Dia da Vitória na Europa é celebrado mesmo no dia 8 de maio.

Seja como for, a vitória dos Aliados na Europa pondo fim naquele conflito insano deve ser sempre lembrado com atenção e reflexão.

A primeira capitulação dos exércitos da Alemanha na Segunda Guerra Mundial se deu na própria Berlim em decorrência de estar a Alemanha em franco colapso devido aos inúmeros e contínuos esforços de guerra promovidos desde 1939. A Batalha de Berlim iniciada em 16 de abril de 1945 e vencida ferozmente pelos soviéticos foi o golpe final provocando o cessar fogo em 2 de maio de 1945 na Itália.

O cerco contra Berlim contou com a mobilização de um contingente superior a 2,5 milhões de soldados, apoiados por cerca de 6.250 blindados ou canhões e 7.500 aviões. Foi um massacre e outro horror sem precedentes quando milhares de inocentes foram mortos indistintamente e com crueldade haja vista que durante o ataque à Berlim os soldados soviéticos foram incitados a promover a vingança após tantos anos de guerra e todo o sofrimento causado pelos alemães. Os assassinatos e estupros promovidos, a violência sem igual, levou milhares de berlinenses, no desespero, a cometerem suicídio para não serem vítimas das atrocidades praticadas.

Depois da queda definitiva de Berlim a Alemanha assina em 7 de maio de 1945 um documento de rendição e, no dia seguinte, 8 de maio de 1945, um segundo e definitivo documento de rendição foi assinado quando os alemães eram, também, comunicados que a Alemanha havia se rendido oficialmente aos Aliados. Acabava a Segunda Guerra Mundial na Europa e o dia 8 de maio de 1945 passava a ser reconhecido como o DIA DA VITÓRIA NA EUROPA, o V-E DAY.

Carlos Magno Corrêa Dias
08/05/2022