14 de abr. de 2022

Os COBRA FUMANTES “arrasaram” em Montese.


No período de 14 até 17 de abril de 1945 foi travada a sangrenta Batalha de Montese durante a Segunda Guerra Mundial a qual foi vencida com muito sacrifício e de forma irrepreensível pelos FABianos os Pracinhas da FEB (Força Expedicionária Brasileira).

Composição - DIAS, C. M. C. - 2022

Na Batalha de Montese as tropas do Brasil fizeram uma campanha bem-sucedida e determinante para o fim daquela guerra insana, mas tiveram que pagar um alto custo haja vista que foram registradas cerca de 430 baixas. A conquista de Montese marcou o início da chamada Ofensiva da Primavera e contribuiu decisivamente para o desmantelamento das linhas de defesa alemãs no setor do V Exército e no resto da Itália.

Até hoje, 77 anos depois, o Povo de Montese, agradecido aos Pracinhas, presta homenagens às Tropas Brasileiras, geralmente, na "Piazza Brasile" praça que os citadinos locais elegeram para reverenciar sempre seus libertadores.

De uma geração para outra ensina-se nas Escolas locais de Montese o quão foram importantes os “Soldados Cobra Fumantes” da FEB para eles. No Museu Histórico de Montese há um espaço expositivo especialmente dedicado à FEB que conta com riqueza de detalhes a história da libertação de Montese pelos FEBianos.

Além da excelente conquista de Montese pelos FABianos os mesmos foram reconhecidos como os “Libertadores de Cidades”. O General Comandante do IV Corpo-de-Exército Norte-Americano declarou: “Na jornada de ontem, 14 de abril, só os brasileiros mereceram as minhas irrestritas congratulações; com o brilho do seu feito e seu espírito ofensivo, a Divisão Brasileira está em condições de ensinar às outras como se conquista uma cidade”.

E a COBRA FUMOU. Parabéns e agradecimentos aos imortais heróis da FEB, aos Cobra Fumantes, aos FEBianos. Todas as homenagens aos Pracinhas sempre serão poucas pelo que fizeram em prol da liberdade dos homens.

Carlos Magno Corrêa Dias
14/04/2022