29 de abr. de 2022

Não existe matemática sem uma filosofia da matemática.


Em “A matemática e suas concepções: considerações basilares sobre os fundamentos da matemática”, artigo meu publicado em março de 1992 na Revista Acadêmica da Puc-PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná), já há mais de trinta anos, discorria sobre as principais concepções filosóficas sobre os fundamentos da matemática, induzia minha particular posição filosófica sobre a matemática e denunciava (com preocupação) o “medo” existente de não se assumir (clara e categoricamente) uma estrita posição sobre a filosofia da matemática.

DIAS, C. M. C. - 2022

Finalizava o artigo em referência afirmando que “pretender ignorar, ou relevar ao plano secundário, as questões fundamentais que dizem respeito à filosofia da matemática, é tão insensato quanto arbitrar que o ser humano, enquanto tal, é desprovido da capacidade inerente de servir-se da razão para conhecer e julgar”.

“A matemática e suas concepções: considerações basilares sobre os fundamentos da matemática” (Rev. Acad., Curitiba, v. 3, n. 5, p. 15-18, mar. 1992) encontra-se disponível no RIUT (Repositório Institucional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná) em PCS (Produção Científica de Servidores) no endereço.

Carlos Magno Corrêa Dias
29/04/2022