7 de fev. de 2022

P-47 Thundebolt em posição de voo relembra imortal combatente.


Em 06/02/2022, na Capital do Estado do Paraná, em Curitiba, faleceu, aos 99 anos, mais um dos grandes heróis do Brasil. Naquele dia, o veterano da Segunda Guerra Mundial Eronides João da Cruz, único ex-combatente da FAB (Força Aérea Brasileira) até então vivo em Curitiba, passou a brilhar como estrela na Galeria dos Imortais.

Eronides João da Cruz nasceu em Aracaju (SE) em 03/07/1922 e desempenhou suas funções como Especialista de Armamentos no “Setor de Armamento na Pista” do 1º Grupo de Aviação de Caça como Soldado de Primeira Classe. Em 04 de janeiro de 1945 foi promovido a Cabo. Recebeu condecorações na Campanha da Itália e foi distinguido com a “Presidential Unit Citation” ('Citação Presidencial de Unidade' que é uma honraria concedida pelo Presidente dos Estados Unidos da América (USA) a militares das Forças Armadas dos USA ou de Forças Armadas de países aliados por extraordinário heroísmo em ação contra inimigos armados). Depois da Segunda Guerra Mundial regressou ao Brasil e permaneceu na FAB até sua reforma no Posto de Primeiro Tenente.

"Quando o Brasil entrou na guerra, pediram voluntários na minha unidade. Eu me apresentei, porque eu só tinha uma coisa a perder, que era a vida. Se eu não perder a vida, volto de lá outra pessoa”. Assim declarava o voluntário Eronides João da Cruz em várias de suas apresentações, palestras e entrevista.

Além de sua valorosa contribuição na Segunda Guerra Mundial o Tenente Eronides João da Cruz deixou muitas outras contribuições especiais como a instalação do avião de caça P-47 Thundebolt em Curitiba, na Praça do Expedicionário (que é conhecida popularmente como a Praça do Avião), localizada no Alto da XV. Aquele P-47 Thundebolt em posição de voo está lá na Praça do Avião desde 23 de outubro de 1969 graças à determinação do Tenente Eronides João da Cruz.

A aeronave em questão, que combateu na Segunda Guerra Mundial sendo pilotada por Brasileiros, resistiu ao tempo, por pouco não foi desmontada e sofreu até ataques de vândalos como contava Eronides João da Cruz.

O Tenente Eronides João da Cruz lá na década de 1960 descobriu que na base da Aeronáutica no Bacacheri, em Curitiba, existiam dois P-47, um deles já estava sendo desmontado e o outro se mantinha inteirinho. Eronides João da Cruz não pensou duas vezes e decidiu levar aquele P-47 para enfeitar a praça em frente da Casa do Expedicionário que na época estava vazia.

Diversas histórias cercam a instalação do P-47 na Praça do Expedicionário e muitas delas eram contadas de forma divertida e especial pelo já saudoso ex-combatente Eronides João da Cruz. "Na época sugeriram colocar o avião no chão. Eu não quis. Disse que, se fosse para o Thunderbolt virar parquinho, que ficasse no Bacacheri para ser desmontado", afirmou o entusiasta FABiano.

"Amigos meus às vezes vêm fazer algum comentário e dizem ‘o seu avião isso, o seu avião aquilo’. Meu coisa nenhuma. Não é meu, não é da Legião, agora ele é dos Curitibanos", dizia o grande Eronides João da Cruz.

Hurra! Hurra! Hurra! SENTA A PÚA Eronides João da Cruz eternamente!

Carlos Magno Corrêa Dias
07/02/2022