22 de dez. de 2021

Fab Lab nos caminhos futuros da inovação.


Em fins de dezembro de 2017, como membro do Grupo de Trabalho Tecnologias-Chave da Articulação da Rota Metal-Mecânica dos Observatórios do Sistema Fiep (Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná), participava de reunião na Unidade SENAI-CIC do Sistema Fiep para discutirmos soluções tecnológicas visando maior atuação do Setor Metal-Mecânico na Indústria Paranaense.

Recorte foto divulgação - 2017

Na oportunidade nosso grupo visitou o Fab Lab (Fabrication Laboratory) da Fiep (o Fab Lab da Indústria) um Laboratório de Fabricação Digital ou Laboratório Aberto de Inovação no qual são oportunizados o desenvolvimento do pensamento crítico, a criatividade e a inovação partindo-se da resolução de problemas do mundo real.

Um Fab Lab é um modelo de laboratório criado para incentivar a troca contínua de informações e conhecimentos entre membros de comunidades. Reunindo um conjunto de ferramentas controladas pelo computador e possuindo materiais para a produção dinâmica de objetos um Fab Lab utiliza a concepção de prototipagem e o trabalho colaborativo.

Idealizados em 2001 no MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), nos Estados Unidos, os correspondentes laboratórios são espaços de conhecimento abertos ao público em geral tanto para aprender quanto para ensinar a utilizar ferramentas tecnológicas atuais tais como impressoras 3D ou máquinas de corte a laser.

O propósito básico de um Fab Lab é incentivar a criação de novas ideias, conceitos e produtos visando a inovação e a disrupção para que qualquer pessoa, independentemente de seus conhecimentos, desenvolva o interesse para participar, criar ou propor soluções.

O Fab Lab da Indústria do Sistema FIEP está integrado às milhares de unidades semelhantes espalhadas pelo mundo e constitui espaço de vanguarda no Paraná desde a sua criação. O Fab Lab da Indústria do Sistema Fiep integra a rede mundial FAB LAB criada pelo Center for Bits and Atoms (CBA) do Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Com a ideia central de se incentivar a cultura do “colocar a mão na massa” um Fab Lab tornou-se espaço de experiências ilimitadas e local imprescindível para se pensar e engendrar novos produtos, serviços ou ações inovadoras sem ficar atrelado às condicionantes da produção em série.

Associados a posicionamentos disruptivos tal como a concepção de Indústria C2C (Economia Circular) os Laboratórios Abertos de Inovação já mostram os caminhos futuros para se atingir mais adequadamente o desenvolvimento e o progresso em tempos de Indústria 4.0.

Carlos Magno Corrêa Dias
22/12/2021