4 de set. de 2020

Surge um novo decano dos Papas.


O alemão Bento XVI, nascido Joseph Aloisius Ratzinger em 16 de abril de 1927, o Papa Emérito e Romano Pontífice Emérito da Igreja Católica, conquista em 4 de setembro de 2020 mais uma interessante distinção, pois passa a ser o Papa mais velho da história com seus 93 anos, 4 meses e 19 dias de vida, superando o então romano Papa Leão XIII (nascido Vincenzo Gioacchino Raffaele Luigi Pecci-Prosperi-Buzzi, 02/03/1810 - 20/07/1903).

Bento XVI além de ter sido 265º Papa da igreja católica, é um intelectual brilhante e domina seis idiomas (alemão, italiano, francês, latim, inglês e castelhano) além de ter conhecimentos em outras várias línguas incluindo o português.

Membro de várias e importantes academias científicas da Europa Bento XVI é um pensador por excelência e tem significativas contribuições no mundo das ideias. Lê em grego antigo e em hebraico, é pianista (admirador da música de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791)) e um dos mais influentes integrantes da Cúria Romana.

Afirmou dada vez Bento XVI "... Mozart entrou até o fundo da minha alma. Não é um simples divertimento: a música de Mozart encerra todo o drama do ser humano".

Tomado como ortodoxo em seus posicionamentos, Bento XVI, em 2005 foi considerado pela Revista Time uma das cem pessoas mais influentes do mundo.

Como Sumo Pontífice escreveu as encíclicas Deus Caritas Est, Spe salvi e Caritas in Veritate, deixando quase concluída a encíclica Lumen Fidei.

As publicações de Bento XVI já ultrapassam 600 títulos e diversos de seus estudos são de circulação restrita aos meios eclesiásticos. Entretanto, muitas são suas obras que tingiram recordes de venda.

O Papa Bento XVI deixou o cargo em 28 de fevereiro de 2013 tendo em vista julgar que sua saúde debilitada não mais lhe permitiria a adequada condução de seu ministério.

Disse Bento XVI: "No mundo de hoje, sujeito a rápidas mudanças e agitado por questões de grande relevância para a vida e para a fé, para governar a barca de Pedro e anunciar o Evangelho, é necessário vigor, tanto do corpo como do espírito, vigor que, nos últimos meses, diminuiu de tal modo em mim que devo reconhecer a minha incapacidade de administrar bem o ministério a mim confiado”.

Carlos Magno Corrêa Dias
04/09/2020