29 de abr. de 2020

Vitórias e horrores são celebrados em abril.


O mês de abril é um mês que nos faz lembrar mais intensamente a participação dos valorosos Pracinhas da FEB (Força Expedicionária Brasileira) na Segunda Guerra Mundial, heróis que sempre devem ser reverenciados e aplaudidos.

Entretanto, é período que nos faz recordar, com tristeza e indignação, também, os horrores e misérias daquele triste período da história. É período de lembrarmos, por exemplo, os absurdos praticados no Campo de Concentração de Dachau que foi libertado em 29 de abril de 1945.

Localizava-se nas proximidades da cidade de Dachau, ao norte de Munique e ao sul da Alemanha. Foi construído, em 1933, pelos nazistas, no local de uma antiga fábrica de pólvora. Inicialmente o Campo de Concentração de Dachau serviu como prisão para presos políticos, mas se transformou em modelo para os demais Campos de Concentração.

Dachau chegou a abrigar mais de duzentos mil prisioneiros. De acordo com documentos encontrados um total de 31.951 pessoas foram exterminadas em Dachau, embora estudiosos alertem que teria sido muito maior o número de assassinatos.

Não nos esqueçamos dos crimes praticados em Dachau para que não se repitam jamais.

Os civilizados não podem permitir que o homem seja subjugado pelo próprio homem ainda mais quando os meios para tanto sejam embasados na crueldade e nos crimes.

Carlos Magno Corrêa Dias
29/04/2020