29 de abr. de 2020

Colecchio e Fornovo di Taro também tombaram frente aos Pracinhas.


Conforme relataram os próprios Pracinhas a batalha da Força Expedicionária Brasileira (FEB) em Montese, em 19 de abril de 1945, foi difícil. Aquela vitória brasileira não apenas desequilibrou a defensiva alemã, mas, também, contribuiu, efetivamente, para a ofensiva dos Aliados na Itália.

Mas, Montese não foi a última vitória dos Pracinhas da FEB na Segunda Guerra Mundial. Já no amanhecer do dia 21 de abril de 1945 os Pracinhas conquistam e ocupam Zocca e seguiram avançando contra o inimigo e derrubando as resistências nazistas uma a uma. “Ou os soldados brasileiros são loucos ou são os melhores soldados do mundo”. Assim proclamou um comandante alemão dada a forma como os Pracinhas marcharam contra o inimigo.

Os Pracinhas impressionavam e a FEB se consolidava. Em 26 de abril de 1945 os alemães são vencidos pela FEB na região entre os Rios Enza e Taro. Em 27 de abril de 1945 é a vez da região de Colecchio ser ocupada. O inimigo continua sendo impedido de avançar até Parma não sem duros combates.

Na noite de 27 para 28 de abril de 1945 ocorre, então a grande vitória após a tropa brasileira que se deslocava em direção a Fornovo di Taro ser surpreendida por comuna italiana da província de Parma, vizinha de Colecchio.

Embora até se tenha tentado evitar o confronto a Batalha de Fornovo di Taro, travada entre a FEB em conjunto com partisans italianos e unidades de duas divisões do exército dos Estados Unidos e as tropas da Wehrmacht (Força de Defesa da Alemanha) e da República Social Italiana, foi inevitável.

Todavia, na madrugada do dia 29 de abril de 1945, coube aos corajosos Pracinhas tomarem de forma vigorosa a cidade de Fornovo di Taro.

A ação da FEB contou com cerca de 200 brasileiros, com 13 carros blindados e o apoio do 6º Regimento de Infantaria. Na vitória foram conquistados 14.779 militares de três divisões alemães que compunham a 148a. Divisão Alemã, a 90a. Panzergrenadier e a Divisão Bersaglieri Itália; bem como cerca de 4.000 animais e em torno de 2.500 viaturas.

A cidade de Fornovo di Taro fica a uns 13 km a sudoeste de Parma, no norte da Itália.

Observe-se que os Partisans Italianos formavam a Resistência Italiana (Resistenza Italiana ou Partigiana) aquele que foi um movimento armado contra o fascismo e a ocupação da Itália pela Alemanha Nazista, sendo contrário, também, à República Social Italiana.

Já a Wehrmacht representava o conjunto das forças armadas da Alemanha durante o Terceiro Reich entre 1935 e 1945 sendo formada pelo Exército (Heer), Marinha de Guerra (Kriegsmarine) e Força Aérea (Luftwaffe). Com alguma frequência as tropas das Waffen-SS (tropas de elite, braço armado da Schutzstaffel - SS) eram dispostas, também, com a Wehrmacht.

O feito dos Pracinhas em Fornovo di Taro foi notável em operações de guerra, pois conseguiram a rendição de uma Divisão Alemã inteira a uma única Divisão Aliada. A Primeira Divisão de Infantaria Expedicionária (1ª. DEP) fez história.

Carlos Magno Corrêa Dias
29/04/2020