9 de out. de 2019

Big data e estudos neurocientíficos para garantir compliance.


A convite do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep), por meio do Cifal Curitiba (Centro Internacional de Formação de Atores Locais para América Latina de Curitiba), participei da terceira reunião de 2019 da Rede Paranaense de Compliance.

Com o tema “Como o big data e estudos neurocientíficos podem auxiliar na estruturação de um comportamento ético” a reunião foi realizada no Câmpus da Indústria do Sistema Fiep, no dia 3 de outubro de 2019.

Durante a reunião foi apresentada a palestra intitulada ”O Cérebro Corrupto: Análise da Neurociência Cognitiva Forense” quando foram apresentados aspectos neurocientíficos que auxiliam na estruturação de um comportamento ético ou corrupto.

Com o tema “Conexões e Compliance” foram apresentadas, também, considerações sobre o processo de identificação de riscos de compliance a partir de dados relacionais de colaboradores.

Em março de 2018, o Sistema Fiep, signatário do Pacto Global, lançou a Rede Paranaense de Compliance, em parceria com o Cifal Curitiba, o Unitar ( Instituto das Nações Unidas para Formação e Pesquisa) e a Gerência de Riscos e Compliance do Sistema Fiep a qual tem o compromisso de incentivar a gestão socialmente responsável das Indústrias do Paraná e estimular a transparência e a competitividade dos negócios.

A Rede Paranaense de Compliance do Sistema Fiep é uma rede empresarial que discute questões sobre compliance, gestão de riscos, governança corporativa e integridade, tem por objetivo “promover espaços para troca de conhecimentos e experiências entre empresas na área do Compliance, para capacitar as instituições na construção do seu Programa de Integridade, na Gestão de Riscos e na implementação de uma cultura de boas práticas”.

Carlos Magno Corrêa Dias
09/10/2019