2 de set. de 2024

Avançando na fronteira do envelhecimento.


Nos dias 12, 13 e 14 de agosto de 2024, ocorreu o 3º Congresso Brasileiro de Envelhecimento Humano em Perspectiva Multidisciplinar o qual foi organizado e desenvolvido pela Escola Mineira de Humanidades (EMH).

Escola Mineira de Humanidades - 2024

O evento contou com palestras transmitidas pelo canal do YouTube da EMH as quais apresentaram conjunto de considerações chamando a atenção para a necessidade de ampliação dos cuidados e serviços de qualidade aos idosos e para o entendimento que o envelhecimento humano deve ser abordado de forma multidisciplinar e não mais, simplesmente, na esfera da saúde.

A convite da EMH, participei do evento interagindo com especialistas na área do envelhecimento humano pondo em evidência questões técnicas e/ou formais (analíticas) relacionadas à Neurociência em combinação com a Lógica. É fundamental compreender a lógica das necessidades, preocupações e desafios enfrentados pelos idosos de forma multidisciplinar haja vista que as correspondentes dificuldades (avolumadas) impactarão a todos que conseguirem envelhecer.

Dentre os temas discutidos mereceu especial atenção as questões relacionadas com as proposições da Política Nacional de Cuidados Paliativos (PNCP) e o Envelhecimento; dado que, embora a PNCP seja uma iniciativa recente, é significativa ao se objetivar o oferecimento de assistência mais humanizada e abrangente a pacientes que enfrentam doenças graves, crônicas ou em fase terminal.

O envelhecimento torna a PNCP ainda mais crucial uma vez que com o aumento da expectativa de vida vem crescer junto a incidência de doenças crônicas e degenerativas as quais, em muitas vezes, requerem cuidados paliativos. A PNCP deve buscar, necessariamente, garantir que os idosos tenham acesso a cuidados que promovam a qualidade de vida, dignidade e conforto no avançar do processo de envelhecimento.

Foco no conforto do paciente para aliviar a dor e outros sintomas desconfortáveis, oferecimento de suporte psicológico tanto para os pacientes quanto para suas famílias, formação continuada de equipes multidisciplinares capacitadas, promoção de educação em cuidados paliativos, são alguns pontos a levar em consideração em se tratando de uma PNCP eficiente.

Do evento ficou como reflexão importante a exigência de uma maior conscientização sobre o complexo e desafiador processo de envelhecimento o qual vem promovendo, inevitavelmente, uma radical mudança cultural anteriormente jamais sequer pensada.

Refletindo a complexidade e a multidimensionalidade do processo de envelhecimento, destacando a necessidade de abordagens integradas e colaborativas para enfrentar os desafios e grandes dificuldades que surgem com o envelhecimento da população, o evento sobre o Envelhecimento tratou, também, de temas como: Saúde Física e Mental dos Idosos, Aspectos Sociais e Econômicos do Envelhecimento, Educação e Formação de Profissionais, Tecnologia e Inovação no Cuidado ao Idoso.

Carlos Magno Corrêa Dias
02/09/2024