22 de mai. de 2024

Jaraguaense sobe para a Galeria dos Imortais.


Com enorme pesar recebo a notícia do falecimento do Herói de Guerra, FEBiano, Pracinha, Cobra Fumante, Ex-combatente da FEB (Força Expedicionária Brasileira) durante a Segunda Guerra Mundial, Walter Carlos Hertel, aos seus 101 anos de idade, ocorrido no último dia 02/05/2024.

DIAS, C. M. C. - 2024


Figurando agora na Galeria dos Imortais, Walter Carlos Hertel, o Bubi Hertel como era carinhosamente conhecido, nasceu em Jaraguá do Sul (SC) no dia 15 de dezembro de 1922 e durante toda sua vida foi cidadão de exemplos fortes deixando um legado importante no desenvolvimento econômico e social para a história de sua cidade natalina.

Durante a Segunda Guerra Mundial Walter Carlos Hertel foi soldado mensageiro, intérprete e lá nos sangrentos e violentos campos de batalha no norte da Itália, segundo relatos, escapou da morte algumas vezes. Entretanto, quem conheceu Walter Carlos Hertel diz que ele era homem de fácil trato sempre com um sorriso gentil e atencioso com todos.

Atuando com destaque no comércio, na cultura e no esporte, o também empreendedor Walter Carlos Hertel, foi relojoeiro por quase 50 anos, sendoem Jaraguá do Sul um dos fundadores da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), da Sociedade Cultura Artística (Scar), do Clube de Bolão Az de Ouro (Baependi), da Associação dos Veteranos da FEB/Jaraguá do Sul e da Associação Museu da Paz. Em 2019, o FEBiano Bubi Hertel recebeu o título de Cidadão Benemérito da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul; fazendo questão de celebrar mesmo com idade avançada, todos os anos, o Dia da Vitória (8 de maio).

O Cobra Fumante Walter Carlos Hertel foi um grande colaborador do Museu da Paz dado ter vivenciado aqueles momentos terríveis de dor e morte da guerra e por ter muito a ensinar sobre a necessidade de se buscar incansavelmente a manutenção da Paz.

Ativo e lúcido o centenário Pracinha Walter Carlos Hertel publicou, em 1922, seu livro intitulado "Diário da Segunda Guerra Mundial" no qual conta, a partir de seus diários de guerra, com grande orgulho, sua participação vitoriosa (e valorosa) nos campos de batalha durante a Segunda Guerra Mundial.

O livro de Walter Carlos Hertel constitui um patrimônio da participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial sendo considerado uma preciosidade histórica com registros únicos. O Pracinha Jaraguaense relata no seu livro que em dado momento, achando que iria morrer lá no front italiano, parou de escrever seus diários e entregou os cadernos já redigidos ao cozinheiro do seu pelotão para que fossem entregues para seus pais. Passados cinco anos após o término da guerra, o cozinheiro, felizmente, cumpriria a promessa. A primeira edição do livro foi doada para Escolas, Bibliotecas e para todos os interessados a pedido do próprio autor.

Hurra! Hurra! Hurra! Salve, Salve! Salve! Salve Cobra Fumante Pracinha FEBiano Herói Imortal Walter Carlos Hertel!

Carlos Magno Corrêa Dias
23/05/2024