25 de mai. de 2024

Indústria é fonte de conquistas e desafios nas Nações Soberanas.


A Indústria é uma das pás constituintes da Tríplice Hélice do Conhecimento-Inovação (formada pelos poderes da Universidade, Governo e Indústria), sendo considerada a “Força Tecnológica”, a “Pá Tecnológica”, que auxilia na propulsão da Tríplice Hélice na direção do progresso e desenvolvimento de toda Nação Soberana.

No DIA DA INDÚSTRIA e DIA DO INDUSTRIÁRIO, dia 25 de maio, celebram-se as conquistas já atingidas pela Indústria Nacional reconhecendo os grandes desafios envolvidos que exigem esforços conjuntos de diversos atores da Sociedade, inovação constante, conhecimentos, legislações e políticas adequadas para sustentar o pilar fundamental que é o Setor Industrial para todo país.

DIAS, C. M. C. - 2024

Objetivando reflexões sobre a importância da Indústria que integrando o Setor Secundário da Economia Nacional é responsável pela transformação dos bens e matérias-primas advindos do Setor Primário em mercadorias que são transferidas para a comercialização no Setor Terciário, a data chama atenção e exige sempre a revisão de novos posicionamentos compatíveis com o crescimento econômico sustentável para a Nação competir globalmente.

A data foi estabelecida pelo Decreto 43.769, de 21 de maio de 1958, sendo escolhida para homenagear o Patrono da Indústria Nacional, o engenheiro, industrial, administrador, historiador e político, Professor Roberto Cochrane Simonsen (1889-1948), defensor incondicional da Indústria para o progresso do país, que faleceu em 25 de maio de 1948.

Embora o Brasil seja reconhecido mundialmente pelas suas “commodities”, a Indústria Nacional é determinante para se ampliar as possibilidades de competir globalmente diversificando a pauta de exportação e para investir em produtos de maior valor agregado. Hoje, a Indústria do Brasil desempenha papel significativo na composição do Produto Interno Bruto (PIB), gerando empregos, renda e contribuindo para o desenvolvimento econômico e social.

Parabéns para os Industriários (Trabalhadores ou Operários das Indústrias) que trabalham duro se dedicando de forma incessante e determinante para o melhor e mais adequado desenvolvimento do país por intermédio da produção industrial.

Que a Indústria Nacional Brasileira seja referência internacional, alcance competitividade mundial e continue sendo espaço de produção cada vez mais importante para a economia do Brasil. Que a Indústria Nacional seja cada vez mais eficiente, internacional e inovadora.

Que por intermédio dos avanços tecnológicos alcançados na Indústria Nacional seja sempre possível gerar conhecimento útil e aplicável para o pleno e sustentável desenvolvimento do Brasil e para a melhoria da qualidade de vida dos Brasileiros.

Como sigo defendo: “INDÚSTRIA FORTE. NAÇÃO SOBERANA”. Que assim seja constante e continuamente.

DIAS, C. M. C. - 2024

Carlos Magno Corrêa Dias
25/05/2024