22 de nov. de 2023

Brasil não pode depender de IA externa.


Com grata satisfação participei, a convite da ABC (Academia Brasileira de Ciências), no último dia 9 de novembro de 2023, do lançamento do PRIMEIRO DOCUMENTO COM RECOMENDAÇÕES DA ABC SOBRE IA: "Recomendações para o avanço da inteligência artificial no Brasil".

ABC - GT-IA - 2023

Tendo em vista meus interesses em Ciências e em Tecnologias participei daquele encontro, realizado de forma híbrida (presencial na sede da ABC no Rio de Janeiro (RJ) e com transmissão online pelo canal do YouTube da ABC), por entender que o tema é de importância ímpar para o futuro e será determinante para quaisquer desenvolvimentos inovadores e disruptivos no país.

No documento lançado encontram-se ressaltadas a importância das políticas públicas e dos investimentos para promover a IA (Inteligência Artificial) no Brasil evidenciando-se que os impactos da IA em todos os setores da sociedade é enorme e crescente na medida que se percebe (entende) ser a IA um caminho sem volta e de infinitas possibilidades para o desenvolvimento e para o progresso.

O documento em referência deixa bem claro que o Brasil não pode, sob quaisquer prerrogativas (ou desculpas), tornar-se um simples usuário de Sistemas de IA criados por outros países. Semelhante dependência geraria insegurança operacional, redução acentuada da competitividade no mercado internacional além de comprometer até mesmo a soberania nacional.

Gerado por grupo interdisciplinar de pesquisadores associados a Instituições de Ensino e de Pesquisa do país (GT-IA da ABC), o relatório produzido é constituído de série de análises sobre diferentes aspectos da IA visando o necessário e urgente avanço no Brasil tanto para a formação de profissionais qualificados na área quanto para o estabelecimento de estratégias adequadas para acompanhar proximamente as principais inovações em IA no planeta e para a destinação de investimentos em infraestrutura de ponta própria capaz de promover e estabelecer, seguida e constantemente, melhorias tecnológicas e soluções inovadoras.

Entendemos que o Brasil não pode ser dependente de desenvolvimentos em IA de outras nações e necessita desenvolver seus próprios sistemas para melhor gerar soluções que atendam às necessidades específicas do próprio Brasil. É notória a posição que a dependência em Ciência e Tecnologia somente termina com a produção e melhoria de conhecimento em Ciências e Tecnologias; não sendo diferente no campo da IA.

Carlos Magno Corrêa Dias
22/11/2023