30 de set. de 2023

Etarismo deve evoluir para Equipes Intergeracionais.


Foi realizado pelo Cifal Curitiba (Centro Internacional de Formação de Atores Locais para América Latina) em conjunto com o Sistema Fiep (Sistema Federação das Indústrias do Paraná) e com o HUB ODS Paraná, em 29/08/2023, o encontro “Diálogo aberto sobre Etarismo” do qual participei a convite do Cifal Curitiba.

Sistema Fiep - HUB ODS Paraná - Cifal Curitiba - Unitar - 2023 

O evento objetivou esclarecer como o Etarismo (o preconceito contra pessoas por causa de sua idade) afeta tanto pessoas jovens quanto pessoas idosas sendo um problema de discriminação global crescente que vem contribuindo para a segregação social gerando empobrecimento da saúde física e mental de muitas pessoas, principalmente no trabalho.

Conforme o “Relatório Mundial sobre o Etarismo” publicado pela ONU (Organização das Nações Unidas) o problema do Etarismo no mundo é uma "desgraça devastadora para a sociedade" e necessita, com urgência e presteza, ser abordado para ser devidamente equacionado e resolvido.

Em conformidade com a OMS (Organização Mundial da Saúde) o Etarismo “apela para estereótipos, preconceitos e discriminação contra as pessoas com base na idade” utilizando a idade para classificar e dividir (discriminar) as pessoas categoricamente.

O Etarismo pode ser institucional, interpessoal ou auto infligido; sendo o Etarismo no trabalho aquele que mais prevalece e que mais produz sérias limitações quanto às oportunidades produzindo inúmeros problemas à saúde das pessoas sejam elas jovens ou idosas.

Com forte componente cultural as questões preconceituosas sobre o Etarismo poderão levar algum tempo para mudarem, mas medidas sociais, políticas e empresariais podem (e devem) ser desenvolvidas para transformar a correspondente discriminação do Etarismo em oportunidades para a geração de equipes INTERGERACIONAIS para o desenvolvimento das empresas (e, antes, das pessoas).

No Relatório Mundial sobre o Etarismo da ONU foram apresentadas as seguintes estratégias para minimizar o Etarismo; quais sejam: (a) estabelecimento de políticas e leis úteis para reduzir o Etarismo contra qualquer faixa etária; (b) desenvolvimento de iniciativas educacionais em todos os níveis; e, (c) estimular o maior contato intergeracional.

Desde dezembro de 2020 o HUB ODS Paraná, uma parceria entre Pacto Global da ONU Brasil e Sistema Fiep, tem direcionado esforços no sentido de mobilizar atores locais para a sustentabilidade fomentando a troca de boas práticas e promovendo procedimentos para o alcance dos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da Agenda 2030 da ONU.

O Cifal Curitiba, em parceria com o Unitar (Instituto das Nações Unidas de Treinamento e Pesquisa), o Sesi-PR (Serviço Social da Indústria do Paraná) e o Sistema Fiep (Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná), desenvolve programas de capacitação e promove cooperações técnicas que contribuam para o desenvolvimento sustentável e o alcance dos ODS.

Carlos Magno Corrêa Dias
30/09/2023