20 de jul. de 2023

Aviação prática começou com Alberto Santos Dumont.


Hoje, 20 de julho de 2023, celebram-se os 150 anos de nascimento do incrível aeronauta brasileiro Alberto Santos Dumont (1873-1932), um inventor por excelência, um inovador muito além de seu tempo.

DIAS, C. M. C. - 2023

Alberto Santos Dumont é o inventor da primeira AERONAVE DIRIGÍVEL PRÁTICA sendo, então, o divisor de águas na aviação prática. Tudo que se tem em aviação, seja civil ou militar, no transporte aéreo de mercadorias ou de seres vivos, seja a ida à Lua, ou os projetos de exploração do Espaço, é apenas uma simples consequência das fantásticas invenções de Alberto Santos Dumont no campo da aviação.

Alberto Santos Dumont foi o primeiro homem a cumprir um circuito pré-estabelecido conduzindo um balão dirigível com motor a gasolina algo sem precedente na história e que depois foi apenas copiado e aperfeiçoado por muitos em todos os cantos do planeta.

Com seu Dirigível Número 6 (o Santos-Dumont Número 6) Alberto Santos Dumont conquistava o Prêmio “Deutsch de la Meurthe” ao contornar a Torre Eiffel em Paris, na França, no dia 19 de outubro de 1901.

Também chamado, simplesmente, de Prêmio “Deutsch”, o Prêmio “Deutsch de la Meurthe” premiou com cem mil francos o aeronauta que pilotando uma máquina aérea conseguiu realizar uma viagem de ida e volta, sem tocar o solo, indo do Campo de Saint-Cloud até a Torre Eiffel em Paris e retornando em menos de trinta minutos.

Outro feito notável de Alberto Santos Dumont aconteceu em 12 de novembro de 1906 quando o gênio brasileiro conquistou com seu 14-Bis (“Oiseau de Proie II” em francês para “Ave de Rapina II”) o Prêmio “Archdeacon” e o Prêmio do Aeroclube da França voando os incríveis e históricos 220 metros em 21,5 segundos, estabelecendo novo recorde mundial.

Considerado o primeiro prêmio de aviação do mundo o então Prêmio “Archdeacon” começou a ser ofertado em 15 de setembro de 1904 e oferecia ao vencedor uma taça e um valor mínimo de 2.000 francos. O vencedor do Prêmio “Archdeacon” seria aquele que pela primeira vez realizasse o percurso estabelecido controlando um aeroplano com comprimento superior a 25 metros e que mantivesse um ângulo de queda inferior a 25% ou 14 graus. Era exigido, também, para se ganhar o "Grand Prix Deutsch-Archdeacon", que o recorde conquistado fosse mantido durante dois anos e sem interrupção, podendo-se bater o próprio recorde quantas vezes se conseguisse. Alberto Santos Dumont foi primeiro aviador a ganhar o cobiçado Prêmio “Archdeacon”.

No artigo “Celebrando o mestre dos ares e o engenheiro da aviação prática” apresento mais detalhes sobre as duas fantásticas conquistas de Alberto Santos Dumont com seu Dirigível Número 6 e com o 14-Bis, prestando-lhe, também, uma homenagem ao reconhecer ter sido Alberto Santos Dumont o mais incrível aeronauta que contribuiu de forma prática à realização do sonho da humanidade de voar efetivamente (e com o correspondente controle).

Ao notável aeronauta Alberto Santos Dumont, Patrono da Aeronáutica do Brasil, um dos maiores inventores e inovadores da história, sempre o reconhecimento, a recordação e as homenagens.

Carlos Magno Corrêa Dias
20/07/2023