12 de mai. de 2023

Prática do ODS ZERO para alcançar os ODS.


Buscando a correlação entre Competências Humanizantes com os 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e o “ODS ZERO” (conhecido como IDG (“Inner Development Goals” - Objetivos de Desenvolvimento Interior)) o CPCE (Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial) do Sistema Fiep (Sistema Federação das Indústrias do Paraná) promoveu a realização do “IV Ciclo Webinar: Competências Humanas e os ODS” no último dia 4 de maio de 2023.

Adaptação Material de Divulgação - IV Ciclo Webinar: Competências Humanas e os ODS” - 2023

No evento foram consideradas Competências Globais tais como: Competência Contemplativa, Colaborativa, Criativa, Socioemocional, em Diversidade Cultural, Cívico-Digital, em Design Regenerativa e em Futuros; competências estas entendidas como um conjunto de saberes, atitudes e habilidades que devem promover efetiva movimentação integrada (constituindo um complexo desafio a ser equacionado e vencido) para ajudar a alcançar os ODS.

A convite do Sistema Fiep, por meio do CPCE, como Conselheiro Sênior do CPCE, tive a grata satisfação de participar do “IV Ciclo Webinar: Competências Humanas e os ODS”.

Conforme deixei observado a questão das Competências Humanas no cotidiano é bem complexa, “pois estamos nos deixando meio que escravizar pela “inteligência” das tecnologias; amenizando, em contrapartida e em muito, as potencialidades da inteligência humana. Nossos conhecimentos estão ficando apenas no nível do aprender, mas não no apreender. É percebido com preocupação que as habilidades humanas e as atitudes humanas estão correndo em paralelo com as competências humanas não se percebendo uma possível convergência, o que é extremamente questionável na era da comunicação e da informação que estamos vivendo. De outro lado, há uma dissociação forte entre as Competências Humanas e a Educação como um todo. Se houvesse uma maior interação das Competências Humanas com a Agenda 2030 e com os ODS certamente caminharíamos mais rapidamente na estrada da Sustentabilidade. Eventos como o “IV Ciclo Webinar: Competências Humanas e os ODS” são sempre um bom convite para se intensificar as necessárias reflexões sobre as associações entre as Competências Humanas e os ODS”.

O “IV Ciclo Webinar: Competências Humanas e os ODS” foi um momento importante de aprendizagem, também, em particular, sobre os chamados “Objetivos de Desenvolvimento Interior” (“ODS do EU para todos nós”, ou “ODS ZERO”) no sentido que é necessário “olhar mais para nós mesmos, para a forma que tratamos as outras pessoas e para o mundo” para se poder melhor o mundo no qual se vive.

Os ODIs (Objetivos de Desenvolvimento Interno) visam complementar os ODS de forma a identificar habilidades e capacidades pessoais e interpessoais que devam ser desenvolvidas para tonar possível atingir plenamente os ODS. Aprimorar a relação das pessoas com elas próprias, com as comunidades onde habitam e com a natureza em geral, bem como melhorar as capacidades cognitivas e de cooperação mútua entre as pessoas para a possibilidade de se obter mudanças e desenvolver ações em prol de se atingir os ODS é propósito basilar dos ODIs.

Os desafios atuais para a humanidade são todos causados por comportamentos humanos os quais, invariavelmente, podem ser controlados por cada uma das próprias pessoas. Neste sentido é pensado, então, que a trajetória de uma humanidade melhor somente será atingida se, de fato, o fundamental desenvolvimento interior for alcançado em primeiro lugar. Já há tempos se sabe “Seja a mudança que você quer ver no mundo”.

O desenvolvimento interno em geral e o aprimoramento de habilidades internas em particular são essenciais para que exista a chance de se criar um mundo mais adequado ao bem viver e para alcançar os 17 ODS definidos pela ONU até 2030. Assim sendo, é solicitado que cada ser humano “seja uma mudança radical na estrutura de seu mundo interior para provocar uma mudança igualmente radical no mundo exterior”.

Carlos Magno Corrêa Dias
12/05/2023