8 de mai. de 2023

Dia da Vitória na Europa chamando sempre reflexões.


O DIA DA VITÓRIA NA EUROPA (reconhecido mundialmente como “V-E Day”), ocorrido no dia 8 de maio de 1945, é o dia no qual foi oficializada a derrota da Alemanha em favor dos Aliados na Segunda Guerra Mundial.

Composição - DIAS, C. M. C. - 2022

Embora seja legítimo comemorar em 8 de maio o “DIA DA VITÓRIA NA EUROPA” não se deve esquecer de registrar, porém e sempre, que a Segunda Guerra Mundial não terminou naquele dia 8 de maio dado que a insanidade prosseguia no Oriente quando ainda os Aliados (principalmente os Estados Unidos) travavam sangrentas batalhas contra o Império do Japão.

Várias cidades do Japão, principalmente, Tóquio, seguiam sendo massacradas por bombardeios incessantes que devastavam tudo. Nos dias 6 e 9 de agosto de 1945 eram lançadas as bombas atômicas sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki do avião bombardeiro B-29 “Enola Gay” dos Estados Unidos. Apenas em 2 de setembro de 1945 é que, finalmente, o absurdo da Segunda Guerra Mundial teve então seu fim com a assinatura do termo de rendição do Japão ocorrida a bordo do cruzador Missouri.

Mas, seja como for, a Segunda Guerra Mundial teve seu fim na Europa exatamente às 23 horas e um minuto do dia 8 de maio de 1945 em Berlim. Terminava pelo menos na Europa aquele triste e ultrajante evento da civilização humana que, evoluída, deveria sempre reconhecer que toda ação bélica entre os próprios homens denota apenas a carência de inteligência por parte de seus praticantes.

Durante os quase seis anos que durou a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) o dia 8 de maio de 1945 é, sem dúvida, uma data memorável por marcar o fim das ações da Alemanha na Europa contra a humanidade. Embora ainda nos anos seguintes a Europa destruída sofresse racionamentos de comida e diversas privações a data foi efusivamente celebrada, pois novos horizontes podiam então ser vislumbrados sem o terror daquela matança descomunal.

“Atrocidades, dor, insanidade, miséria, massacres, horror, desrespeito, brutalidades. Momento bestial da humanidade no qual a inteligência não prevaleceu, apenas a estupidez irracional teve vez e armistício algum foi possível (ou, talvez, desejado) antes de seu drástico fim. Homens sobrepujaram violenta e conscientemente os próprios homens numa destruição material e imaterial sem precedentes. Milhões de inocentes e de indefesos mortos”.

A Segunda Guerra Mundial, deixando cerca de 70 a 85 milhões de pessoas mortas, é por certo um exemplo absurdo da brutal estupidez humana e “marco divisório infeliz entre os homens” que deveriam ter entendido por vez os danos causados por semelhantes conflitos.

Mas, que os homens sejam ao menos capazes de jamais deixarem de contar para cada nova geração aquele horror que foi a Segunda Guerra Mundial. Que em cada 8 de maio o alerta seja renovado para necessárias reflexões. Que os homens possam ser inteligentes o suficiente para não se permitirem repetir o erro que foi a Segunda Guerra Mundial.

Carlos Magno Corrêa Dias
08/05/2023