2 de abr. de 2023

Jacarezinho segue brilhando com seus tesouros culturais e artísticos.


No dia 2 de abril de 1900 era criado o município do Estado do Paraná originalmente denominado de Nova Alcântara que atualmente (a partir de 3 de março de 1903) é a Cidade de Jacarezinho a qual conquistou ao longo do contar da história referência como “Capital Estudantil do Norte Pioneiro” do Paraná e é uma das importantes cidades do Estado do Paraná a serem visitadas seguidamente.

Jacarezinho, município centenário que completa 123 anos agora em 2023, pertencente à mesorregião do Norte Pioneiro do Paraná e à microrregião que leva seu nome. Jacarezinho está localizada ao norte da Capital do Estado do Paraná, distante 385 km de Curitiba, é classificada como o 42° município mais populoso do Estado do Paraná que possui 399 municípios.

Em razão de sua importância para o desenvolvimento do Estado do Paraná em épocas passadas Jacarezinho foi reunindo diversos órgãos públicos e sedes regionais de organismos importantes tais como: a UENP (Universidade Estadual do Norte do Paraná), o Tecpar (Instituto de Tecnologia do Paraná), as unidades do IFPR (Instituto Federal do Paraná), o campus da Universidade Aberta, o Centro de Ciências Humanas e da Educação (antiga FAFIJA), o Centro de Letras, Comunicação e Artes (antiga FAFIJA), o Centro de Ciências Sociais Aplicadas (antiga Faculdade Estadual de Direito do Norte Pioneiro), o Centro de Ciências da Saúde (antiga FAEFIJA - Faculdade de Educação Física e Fisioterapia), bem como o IAP (Instituto Ambiental do Paraná), o IBGE, os polos de Educação a Distância das faculdades Unopar, Uninter, Cruzeiro do Sul, Faculdade Católica, Fael e Uningá.

Em Jacarezinho há, também, o Parque Industrial, o Sistema Fecomércio (SENAC - SESC), o Sistema Fiep (Federação da Indústria do Estado do Paraná), o Sebrae, o CIEE, a BioFábrica, a SEAB (Secretária do Estado e Abastecimento, Justiça do Trabalho), o Departamento de Estradas e Rodagem (DER-PR); a Justiça Federal, a Receita Estadual, a Receita Federal, o INSS, o Ministério Público Federal; dentre outros.

Além de ser um importante polo gerador de conhecimento e ter seu desenvolvimento fortemente dependente do primeiro setor devido ao solo fértil, Jacarezinho tem grande parte de sua economia centrada em torno da agropecuária possuindo importantes usinas de cana-de-açúcar instaladas. Jacarezinho teve a fabulosa era do café que muito lhe favoreceu, experimentando, também, a era gloriosa da cana-de-açúcar. Atualmente mantém grandes áreas produzindo soja, algodão e trigo; mas tem ainda importantes áreas nas quais são cultivadas o café. Entretanto, a despeito de sua estreita relação com a agricultura, atualmente, Jacarezinho é a maior produtora de cana-de-açúcar do Estado do Paraná.

Outro aspecto que põe Jacarezinho em destaque é o Cultural e Religioso dado que a cidade integra a "Rota do Rosário", um roteiro turístico religioso que envolve importantes igrejas e o Santuário da Mãe Rainha. A Rota do Rosário é um projeto de evangelização que une Igrejas e Santuários para contribuir na consolidação da Pastoral do Turismo Religioso na Diocese de Jacarezinho “com a missão de acolher, dialogar e evangelizar com ousado ardor missionário”.

Mas, a Catedral Diocesana de Jacarezinho é, sem dúvida, a maior preciosidade de Jacarezinho e um dos monumentos mais belos do Estado do Paraná e do Brasil. Seu valor arquitetônico e artístico é incomensurável sendo já integrante do Patrimônio Artístico e Cultural do Brasil. A própria Catedral de Jacarezinho (Catedral Imaculada Conceição) é uma obra de arte, mas em seu interior guarda um rico acervo artístico de autoria dos artistas plásticos brasileiros Eugênio de Proença Sigaud e José Waldetaro Moura e Dias, bem como do escultor catalão Silvestre Blasco i Vaqué.

DIAS, J. C. G. - 2023 

A propósito da questão sobre tombamento não se deve deixar de mencionar que a Estação Ferroviária Marques dos Reis e a Estação Ferroviária de Jacarezinho (monumentos intimamente ligados à implantação da estrada de ferro e exemplos de materialização do passado da cafeicultura) são, também, construções tombadas pela Coordenação do Patrimônio Cultural do Estado do Paraná.

Porém é de se salientar que o acervo artístico do interior da Catedral de Jacarezinho é fantástico. Composto de pinturas na forma de arte mural modernista que procurou traduzir as culturas, a realidade e os costumes da década dos anos 1950 de Jacarezinho o conjunto não somente impressiona como, também, mostra a força da cidade. Interessante salientar que os enormes murais no interior da Catedral registram (efetivamente) os moradores da cidade da época que posaram para representar diversas das personagens bíblicas. Aquelas obras no interior da Catedral cobrem cerca de 600 metros quadrados e se encontram integradas e estão distribuídas nas paredes das seguintes partes da Igreja: Pórtico, Nártex (Átrio), Nave Principal, Naves Secundárias, Transpecto, Capela de São Sebastião, Capela do Santíssimo, Presbitério e Altar-Mór.

Composição - 2023

Os painéis murais elaborados com maestria pelo artista fluminense Eugênio de Proença Sigaud e pelo artista mineiro José Waldetaro Moura e Dias, que dividiram grandes desafios e cultivaram forte amizade, foram realizados sobre diferentes suportes e pintados a óleo com cores quentes e chegam a ter até 15 metros de altura com figuras de até 3 metros de altura. Um trabalho que além de impressionante demonstra a ousadia e a intensidade dos artistas que as produziram.

Os dois pintores, o mais velho nascido na cidade Porciúncula-RJ em 2 de julho de 1899 e o mais novo natural de Botelhos-MG que nasceu em 15 de dezembro de 1935, deixaram nas paredes da Catedral Diocesana de Jacarezinho um legado incrível que mesmo depois de quase sete décadas ainda encanta e emociona. O mineiro José Waldetaro Moura e Dias além de ter dividido o árduo trabalho de pintura daqueles fantásticos murais serviu, também, de modelo vivo para algumas das imagens que mostram seu perfil particular e inconfundível. No mural “Sermão da Montanha”, por exemplo, está lá o perfil de José Waldetaro Moura e Dias registrado para sempre.

Mural Sermão da Montanha - Catedral Diocesana de Jacarezinho

Eugênio de Proença Sigaud era irmão de Dom Geraldo de Proença Sigaud que na época era o Bispo da Diocese de Jacarezinho e José Wladetaro Moura e Dias era um jovem morador DE Jacarezinho que havia estudado no Colégio Cristo Rei e que tinha por parte de Dom Geraldo de Proença Sigaud o reconhecimento de suas qualidades artísticas associadas ao bom conhecimento da história da Religião Católica; tanto é, que foi o próprio Bispo Dom Geraldo de Proença Sigaud quem indicou José Waldetaro Moura e Dias para trabalhar com o irmão na realização daqueles trabalhos artísticos na Catedral.

Além da recomendação do Bispo de Jacarezinho para que José Waldetaro Moura e Dias trabalhasse na Igreja foi, também, o respeitado e estimado Padre Magno Sauter, importante Professor de Matemática e de Desenho do então Ginásio Cristo Rei e por diversas vezes Diretor daquele Colégio, quem indicou, fortemente, José Waldetaro Moura e Dias para o trabalho junto com Eugênio de Proença Sigaud por reconhecer em José Waldetaro Moura e Dias a qualidade do detalhe na elaboração dos desenhos que executava quando o jovem mineiro foi seu aluno nas aulas de Desenho no Cristo Rei.

Tanto Dom Geraldo de Proença Sigaud quanto o Padre Magno Sauter acreditavam que a associação entre o dom da pintura e o conhecimento sobre a fé católica de José Waldetaro Moura e Dias contribuiriam sobremaneira para a realização de uma obra monumental dado que Eugênio de Proença Sigaud se declarava ateu convicto e muito pouco conhecia sobre a religião católica. E não foi diferente, pois a obra realizada pelos dois artistas ficou fantástica, exuberante e profundamente significativa.

Não se pode deixar de ressaltar que muitos dos excelentes resultados que se vê no conjunto da obra (previamente aprovados pelo Bispo Dom Geraldo de Proença Sigaud) foram atingidos por se atender seguidas sugestões do artista católico que escolhia pessoas especificas da cidade em cenas apropriadas para serem retratadas nos murais por terem biotipos parecidos com figuras bíblicas clássicas que José Waldetaro Moura e Dias bem reconhecia devido ao conhecimento que possuía sobre a história do cristianismo e sobre imagens sacras.

No interior da Catedral de Jacarezinho tem-se um conjunto de quarenta e três pinturas murais criadas por dois homens de temperamentos fortes, bem diferentes, com crenças conflituosas, um católico e o outro ateu confesso, que amavam o pintar e que se uniram para produzir um trabalho monumental que permanece resistindo ao tempo e encantando gerações. Naquela criação incrível Eugênio de Proença Sigaud e José Waldetaro Moura e Dias compartilharam a preferência pela arte figurativa e demonstraram a força que a pintura possui para registrar a história e para a aproximação social conforme sempre acreditavam. Os dois artistas pintaram em cada um daqueles murais uma história bíblica com visão modernista que deixa registrado a forte interação existente entre os dois pintores.

Composição - 2023

A Catedral Diocesana de Jacarezinho como um todo é formidável e os trabalhos do escultor espanhol Silvestre Blasco i Vaqué, nascido na cidade Catalunha de Torroja Del Priorat, lá inseridos completam o monumento. Para o interior da Catedral Silvestre talhou sete grandes imagens policromadas a partir da madeira bruta. São as estátuas de Santa Terezinha do Menino Jesus, Santo Antônio de Pádua, São Sebastião, São José, São Vicente Palotti, o Sagrado Coração de Jesus e a Imaculada Conceição.


Com três metros e meio de altura e perfiladas no primeiro balcão central externo da Catedral tem-se outras quatro imagens em pedra que Silvestre esculpiu representando Moisés, São Pedro, São Paulo e o profeta Elias. Acima destas estátuas, no segundo balcão central externo, está a estátua de pedra de quatro metros de altura da Imaculada Conceição a qual foi talhada, também, pelo artista catalão. Ainda em Jacarezinho Silvestre Blasco i Vaqué elaborou as esculturas de madeira da Capela do Palácio Episcopal de Jacarezinho.

É importante ressaltar que Silvestre Blasco foi auxiliado por outros dois artistas, o pintor Valentín Blasco (1920-1967), um de seus filhos, e pelo artista que os moradores da época diziam se chamava “Pablo” sobre quem não se tem, infelizmente, informações mais detalhadas. Conforme relatos dos moradores “Pablo” talhou a madeira bruta para tirar a parte mais pesada para depois Silvestre poder esculpir a peça final.

Valentín Blasco além de ajudar o pai a policromar as imagens sacras talhadas elaborou, também, os 14 quadros que compõem a via-sacra da Catedral de Jacarezinho que representam as correspondentes 14 estações que Jesus de Nazaré percorreu, carregando a cruz, do Pretório até o Calvário.

No aniversário de Jacarezinho uma vez mais chamam-se os turistas visitantes para apreciarem as tantas belas e as diversas histórias monumentais de Jacarezinho.

Carlos Magno Corrêa Dias
02/04/2023