30 de dez. de 2022

Plenária pauta-se na esperança de um Brasil melhor.


No dia 15 de dezembro de 2022 foi realizada a 16ª edição da Plenária do Conselho Consultivo da Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados (CNTU), posse de 105 novos membros do Conselho Consultivo da CNTU (conhecido, também, como CONSELHO DAS MIL CABEÇAS), o qual a partir de então passou a ser integrado por mais de dois mil Conselheiros. No evento ocorreu, ainda, o Debate e Aprovação da Carta da CNTU daquela Plenária.

Print da página de Abertura da 16ª Plenária do Conselho Consultivo da CNTU - 2022

Como Conselheiro Consultivo Efetivo do CONSELHO DAS MIL CABEÇAS, empossado em 2 de dezembro de 2016, participei daquele importante evento a convite da CNTU. A 16ª edição da Plenária do Conselho Consultivo da CNTU ocorreu em formato híbrido, presencial no auditório do SEESP (Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo), na Capital do Estado de São Paulo, e remotamente via Canal do YouTube.

De acordo com os Estatutos da CNTU o CONSELHO DAS MIL CABEÇAS da CNTU é um Colegiado que “reúne pessoas de alta qualificação técnica, cultural e científica de diversas áreas de atuação, todas colocando voluntariamente sua inteligência a serviço de um país mais justo e soberano. Assim, contribuem para os debates e proposições de questões de interesse dos profissionais liberais universitários, dos trabalhadores e da sociedade em geral”.

A CNTU, fundada em 27 de dezembro de 2006, com registro sindical publicado no Diário Oficial da União em 9 de outubro de 2008, congrega as Federações dos Engenheiros, dos Nutricionistas, dos Odontologistas e dos Farmacêuticos, bem como os Sindicatos dos Economistas, dos Engenheiros, dos Farmacêuticos, dos Nutricionistas e dos Odontologistas dos Estados do Brasil.

A missão da CNTU “é a defesa dos direitos dos profissionais liberais universitários, bem como a luta por novas conquistas em desenvolvimento sustentável, pela melhoria da qualidade de vida da população e em defesa dos direitos humanos. A CNTU é também espaço ativo de debate e proposição de importantes questões nacionais e internacionais e da ação solidária em defesa do direito à vida, ao trabalho digno, à soberania e liberdade dos povos e à paz mundial”.

Desde minha posse como Conselheiro Consultivo do CONSELHO DAS MIL CABEÇAS da CNTU tenho contribuído com artigos em mídias das Organizações Filiadas da CNTU tais como na página eletrônica da FNE (Federação Nacional dos Engenheiros) e do SEESP (Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo), tanto quanto da própria página eletrônica da CNMTU. Nestes artigos expresso posições e compartilho conhecimentos adquiridos ao longo da experiência profissional adquirida.

Durante a 16ª edição da Plenária do Conselho Consultivo da CNTU, cujo tema central foi “Democracia: profissionais universitários presentes”, uma vez mais a CNTU mostrou seu engajamento em prol do Brasil visando a preparação para os próximos 100 anos. Com pautas como “acabar com a fome, gerar emprego e renda, avançar na transição energética, construir um país em que a riqueza pertença ao povo”, a CNTU mostra-se comprometida, também, em contribuir para o alcance dos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidades). Avançar para um Brasil e um mundo melhor segue sendo a tônica dos membros da CNTU para mitigar e vencer os muitos e difíceis desafios que a humanidade enfrenta no pós-pandemia de Covid 19.

A palavra-chave da 16ª edição da Plenária 
do Conselho Consultivo da CNTU foi ESPERANÇA. Esperança em um Brasil melhor para todos os Brasileiros. Esperança em um Brasil unido para a melhoria de vida de todos os Cidadãos. Esperança no efetivo desenvolvimento e crescimento do País e na plena manutenção da soberania da Nação.

Carlos Magno Corrêa Dias
30/12/2022