21 de dez. de 2022

Logística Reversa ensina usar e reusar.


Em parceria com o Sedest (Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo), InPAR (Instituto Paranaense de Reciclagem), ILOG (Instituto Brasileiro de Logística Reversa de Embalagens) e IAT (Instituto Água e Terra) e com apoio do Sinpacel (Sindicato das Indústrias de Papel e Celulose do Paraná) o Sistema Fiep (Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná) realizou, em 7 de dezembro de 2022, a quinta edição do SEMINÁRIO PARANAENSE DE LOGÍSTICA REVERSA aquele que já constitui o maior evento sobre LOGÍSTICA REVERSA do Sul do Brasil.

Fiep - 5º Seminário Paranaense de Logística Reversa - 2022

No evento, desenvolvido no Auditório Mário De Mari do Câmpus Da Indústria do Sistema Fiep, em Curitiba (PR), foram debatidos o atual cenário da Logística Reversa no Paraná e no Brasil pontuando desafios e vislumbrando soluções.

No início do 5º SEMINÁRIO PARANAENSE DE LOGÍSTICA REVERSA foi apresentada a palestra magna intitulada “Panorama Nacional da Logística Reversa” a qual foi seguida pelos três painéis: PAINEL 1 - Logística Reversa na Esfera Federal, PAINEL 2 - Sistemas Estaduais de Logística Reversa, PAINEL 3 - Iniciativas Paranaenses de Logística Reversa de Embalagens; tendo ainda a intercalação da palestra “Diretrizes para a gestão de resíduos sólidos e logística reversa no Paraná”.

Interessado no tema da Logística Reversa e na Engenharia C2C tive a oportunidade de participar desde o primeiro Seminário de Logística Reversa do Estado do Paraná e dos trabalhos que levaram à instituição do Plano Estadual de Resíduos Sólidos (PERS) no Paraná, já implantado. Ao longo destes anos, pude apresentar sugestões para contribuir com o aprimoramento do Sistema de Logística Reversa tanto do Paraná quanto do Brasil.

Recorte de Foto de 2018 - 2023

A Logística Reversa, chamada, também, de Logística Inversa, segundo artigo 3, parágrafo 12, da Lei 12.305, de 02/08/2010, constitui "instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada".

O 5º SEMINÁRIO PARANAENSE DE LOGÍSTICA REVERSA discutiu, em particular, os novos decretos sobre a Logística Reversa tanto no âmbito federal quanto estadual e os correspondentes impactos para as empresas tendo por princípio que a Logística Reversa contribui fortemente para reduzir a extração de matérias-primas da natureza, aumentar a vida útil dos aterros sanitários, bem com possibilitar ganhos sociais”.

A relação cíclica entre USAR e REUSAR permite manter o mundo mais sustentável e a Logística Reversa é fundamental para contribuir na preservação e na proteção do meio ambiente.

Carlos Magno Corrêa Dias
21/12/2022