4 de nov. de 2022

Curricularização da Extensão em debate para alcance dos ODS.


O CPCE (Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial) Campos Gerais do Sistema Fiep (Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná) realizou, em 18 de outubro de 2022, via Microsoft Teams, o Webinar “ODS na Extensão Universitária”.

CPCE - Fiep - 2022

O evento contou com a apresentação das palestras “Princípios da Educação Empresarial Responsável” e “Educação e os ODS na Curricularização da Extensão”, bem com o desenvolvimento do Painel das Instituições de Ensino Superior (IES) quando representantes da FASF (Faculdade Sagrada Família), da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) e da UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa) abordaram questões relacionadas, respectivamente, com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 5, 10 e 17.

Enquanto o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 5 (Igualdade de gênero) objetiva “Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas”, o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 10 (Redução das desigualdades) pretende “Reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles” e o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 17 (Parcerias e meios de implementação) põe em foco “Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável”.

Durante o Painel das IES foram colocados em destaque importantes ações que estão atendendo públicos em estado de vulnerabilidade social, bem como apresentados alguns materiais de acesso para consulta da comunidade sobre ações extensionistas vinculadas aos ODS.

O Webinar “ODS na Extensão Universitária” se propondo a dialogar sobre a nova Curricularização da Extensão nas IES em associação com os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU (Organização das Nações Unidas) constituiu uma oportunidade especial para reafirmar o compromisso com a adoção da Agenda 2030 dos ODS tendo por guia a elaboração de projetos de extensão centrados na relação entre educação e formação profissional como um dos pilares para o desenvolvimento sustentável atrelado com o comprometimento dos Cidadãos com causas sociais.

Durante o evento tratou-se sobre muitas das possibilidades para a promoção de ações em favor da “Educação para Sustentabilidade” por intermédio da extensão realizada pelas IES visando estabilidade e maior inclusão para se edificar sociedades prósperas e bem-sucedidas.

Desenvolvendo ações em prol do alcance dos ODS desde sua definição em 2015, trabalhado para o cumprimento dos antigos oito ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio) desenvolvidos entre 2000 e 2015, Conselheiro Sênior do CPCE, Coordenador do Núcleo de Instituições de Ensino Superior (NIES) do CPCE e integrante da já histórica Equipe de Projeto "Educando na Sustentabilidade", tive a grata satisfação de participar do Webinar “ODS na Extensão Universitária” dado ser, também, defensor da Extensão Universitária como forma de mais adequadamente formar o futuro Profissional oriundo das IES.

A nova Curricularização da Extensão, que se tem chamada, também, de “Creditação Curricular da Extensão”, consiste na adequação dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) objetivando garantir um percentual mínimo na carga horária obrigatória dos Cursos de Graduação em desenvolvimento nas IES com atividades de EXTENSÃO.

A Creditação Curricular da Extensão (Curricularização da Extensão) está estabelecida na Resolução número 7, de 18 de dezembro de 2018, do Conselho Nacional de Educação (CNE) que institui as Diretrizes para as Políticas de Extensão da Educação Superior Brasileira e constitui estratégia prevista no Plano Nacional de Educação (PNE).

Importante ressaltar que a Resolução 7/2018 estabelece (dentre outras questões) que “as atividades de extensão devem compor, no mínimo, 10% (dez por cento) do total da carga horária curricular estudantil dos cursos de graduação, as quais deverão fazer parte da matriz curricular dos cursos”. Esta medida de se estabelecer o cumprimento de maior carga horária em atividades de extensão vai permitir avanços importantes nas relações entre a Comunidade e a Academia que

Carlos Magno Corrêa Dias
05/11/2022