24 de mai. de 2022

Infantaria segue lema “Fogo e Movimento” para conquistar.


Em 24 de maio celebra-se o DIA DA INFANTARIA em homenagem ao Patrono da Arma de Infantaria do Exército do Brasil o notável Infante Antônio de Sampaio (1810 - 1866) o qual ascendeu, por mérito, de voluntário como Praça até o posto de Brigadeiro (atual General de Brigada) do Exército do Brasil.

VASCONCELOS, Brás Inácio de 
Desenho, grafite - Antônio de Sampaio - 1872

Herói da Guerra do Paraguai (ou Guerra da Tríplice Aliança), um dos mais importantes militares da História do Brasil, o Brigadeiro Antônio de Sampaio foi gravemente ferido na Batalha de Tuiuti vencida pela Tríplice Aliança (formada pelo Brasil, Argentina e Uruguai) em 24 de maio de 1866 (no dia de seu aniversário de nascimento).

A primeira Batalha de Tuiuti, quando cerca de 23 mil soldados paraguaios enfrentaram 32 mil soldados aliados, foi a mais sangrenta e importante batalha campal dentre todas as guerras ocorridas no Continente Sul-Americano. O comando da Arma de Infantaria de Antônio de Sampaio para a vitória naquela batalha foi determinante.

A Arma de Infantaria é a principal força combativa do Exército e seus integrantes, chamados INFANTES, seguem o princípio de “Fogo e Movimento” ao avançarem para conquistar e manter qualquer terreno em litígio nas guerras.

Além de sua brilhante atuação na Guerra do Paraguai o Brigadeiro Antônio de Sampaio participou, sempre com bravura, de diversas outras guerras junto com o Exército do Brasil durante o século XIX. Infelizmente, porém, na Batalha de Tuiuti sofreu três graves ferimentos em decorrência de granadas que explodiram enquanto lutava. Aqueles ferimentos o levaram à morte em 6 de julho de 1866 em Buenos Aires a Capital da Argentina.

Atualmente, os restos mortais do comandante da “Divisão Encouraçada” (composta pelos lendários Batalhões Arranca-Toco, Vanguardeiro e Treme-Terra) repousam, em definitivo, a partir de 24 de maio de 1996, no Panteão Brigadeiro Sampaio o qual foi erguido na parte frontal da Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção localizada à margem esquerda da foz do riacho Pajeú, sobre o monte Marajaitiba, na cidade de Fortaleza, no Ceará. A Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção é a atual sede do Quartel-General da 10ª Região Militar do Exército do Brasil. A Divisão Encouraçada é o apelido dado à 3ª Divisão do Exército (3ª DE) um Comando Operacional subordinado ao Comando Militar do Sul, do Exército Brasileiro.

O Patrono da Arma de Infantaria nasceu na Fazenda Vitor, em Tamboril, a 288 quilômetros de Fortaleza, no Ceará. Sua carreira militar foi das mais exemplares. Aos 20 anos de idade alistou-se voluntariamente como Praça no então 22º Batalhão de Caçadores sediado na Fortaleza de Nossa Senhora de Assunção. Em 20 de maio de 1839 passou a ser Alferes comissionado e já em 2 de setembro de 1839 assumiu o posto de Alferes confirmado. A partir de 2 de dezembro de 1839 tornou-se Tenente. Em 8 [11?] de setembro de 1843 foi promovido a Capitão e em 29 de julho de 1852 passou a ser Marjor (por merecimento). No posto de Tenente-Coronel (assumido em 2 de dezembro de 1855, por merecimento) comandou o Corpo Policial da Corte (atual Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro). Em 2 de dezembro foi promovido a Coronel (por merecimento) e em 18 de fevereiro de 1865 conquistou o posto de Brigadeiro (hoje o equivalente a General de Brigada); sendo consagrado Patrono da Arma de Infantaria do Exército Brasileiro em 1962.

O Brigadeiro Antônio de Sampaio recebeu do Imperador do Brasil, no período de 1852 a 1865, as seguintes condecorações: Medalha das Campanhas do Uruguai e Buenos Aires - Medalha de Monte Caseros (1852); Medalha de Cavaleiro da Ordem de São Bento D’ Aviz (1856); Medalha de Comendador da Imperial Ordem da Rosa (1858) - antes já havia recebido a Medalha da Imperial Ordem da Rosa com o grau de Oficial; e, Medalha de Oficial da Ordem Imperial do Cruzeiro do Sul (1865) - antes já havia recebido a Medalha do Cruzeiro do Sul com grau anterior ao grau de Oficial. Cabe ressaltar que Antônio de Sampaio foi condecorado em seis ocasiões com quatro condecorações distintas e em duas delas com elevações de graus.

Dentre as diversas homenagens concedidas ao Brigadeiro Antônio de Sampaio destacam-se: Estátua de Antônio de Sampaio na Praça Brigadeiro Sampaio, em Porto Alegre (RG); Estátua de Antônio de Sampaio na Praça Castro Carreira em Fortaleza (CE); aclamação de Antônio de Sampaio como Patrono da Infantaria do Batalhão de Infantaria da Escola Militar do Realengo; o 1º Regimento de Infantaria do Exército Brasileiro recebeu o nome de Regimento Sampaio; foi criada a Medalha de Sangue do Brasil para condecorar os feridos em batalhas na qual figuram três estrelas esmaltadas em vermelho que simbolizam os ferimentos do Brigadeiro Antônio de Sampaio na Batalha de Tuiuti; a Turma de Formandos de 1981 da Escola Preparatória de Cadetes do Exército recebeu o nome de Antônio de Sampaio; inauguração em Fortaleza (CE) do Panteão Brigadeiro Sampaio na Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção; Inscrição do nome de Antônio de Sampaio como Herói Nacional no Livro de Aço do Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves; criação da Medalha Brigadeiro Sampaio pela então Academia Sulbrasileira de Medalhística (hoje Academia Brasileira de Medalhística Cívico Militar do Brasil); no ano do bicentenário de nascimento de Antônio de Sampaio (2010) todas as Turmas de Formandos do Exército do Brasil foram batizadas como Turma Bicentenário do Brigadeiro Sampaio.

Aos INFANTES do Exército saudações pelo DIA DA INFANTARIA. Ao Brigadeiro Antônio de Sampaio o reconhecimento e a lembrança respeitosa.

Carlos Magno Corrêa Dias
24/05/2014