5 de abr. de 2022

Pela porta das possibilidades seguem as “Ilações Amostrais”.


Há algum tempo, no início de 2018, fazia recordar que minhas ILAÇÕES AMOSTRAIS (ISBN 978-85-88925-31-1) passavam a integrar (a partir de 02/04/2018) a Coleção MEMÓRIA NACIONAL da nossa Biblioteca Nacional aquela que é a Depositária do Patrimônio Bibliográfico e Documental do Brasil e uma das mais importantes Bibliotecas Nacionais do Mundo conforme reconhece a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

DIAS, C. M. C. - 2017

Sempre é um privilégio ser premiado com depósito de sua obra intelectual no acervo de nossa fantástica Biblioteca Nacional.

Já havia observado naquela época que “entrando pela porta das possibilidades” minhas ILAÇÕES AMOSTRAIS invadiam “o mundo das estratégias disruptivas e das condicionantes resilientes para chamar reflexões”. Mesmo na atualidade a ideia da obra, como um todo, se mantém e continua a provocar o pensar logicamente. Foi o que constatei, com grata satisfação, recentemente, em evento do qual participei como convidado.

Nas entrelinhas dos versos apresentados em ILAÇÕES AMOSTRAIS segue-se avançando “no caminho que leva às relações precípuas entre as ideações particulares e os acontecimentos gerais que condicionam a normalidade do cotidiano usual que, embora insensato ou assustador, é determinante” uma vez que pela poesia se instaura uma comunicação relativa entre as intenções do autor e os valores revelados pela realidade circundante.

Mais uma contribuição recordada (e mantido em foco). Se é necessário produzir, produzamos livros. Sigamos em frente.

Carlos Magno Corrêa Dias
05/03/2022