16 de mar. de 2022

Nova estrela brilha na Galeria dos Imortais FEBianos.


Sinto muito saber que no último dia 13 de março de 2022 faleceu, na cidade de Boa Vista, em Roraima, o FEBiano Primeiro Tenente Sebastião Paulino de Lima herói veterano da Segunda Guerra Mundial que já contava com seus 103 anos de vida.

Composição de Fotos - DIAS, C. M. C. - 2022

Sebastião Paulino de Lima, indígena da etnia dos Taurepang, nasceu em 20 de janeiro de 1919 na fazenda Santa Adelaide na beira do Igarapé Truarú (atualmente Projeto de Assentamento Nova Amazônia), em Roraima. Entrou para o Exército Brasileiro em Manaus no Estado do Amazonas. No final de 1942, como Soldado, foi para Japurá, no Amazonas, para servir no Pelotão de fronteira do Brasil com a Colômbia. Em 1944, como Terceiro Sargento, compôs o Primeiro Regimento de Infantaria no Rio de Janeiro.

Em solo italiano o então Pracinha da FEB (Força Expedicionária Brasileira) atuou nos difíceis patrulhamentos de reconhecimento (um dos serviços mais arriscados e assustadores em uma guerra) e foi promovido ao posto de Primeiro Tenente após a Guerra Mundial.

Há de se observar que o Pracinha Sebastião Paulino de Lima ingressou no Exército Brasileiro com apenas 17 anos em 1936. “Alterei minha idade pelo amor à Pátria. Queria servir como voluntário. Eu também estava abaixo do peso e mesmo assim me prontifiquei a ser voluntário”, contava o herói destemido.

“Quando descemos na Itália tinha muitos flagelados. Pessoas famintas e cheguei a dar minha refeição que estava reservada para três dias por causa da cena que vi”, relatava o nobre Pracinha que sempre achou que foi aquele seu ato de solidariedade que lhe garantiu sua sobrevivência ao longo dos intermináveis momentos de combates dos quais participou.

Ao longo de sua vida Sebastião Paulino de Lima recebeu diversas condecorações. foi convidado para integrar o Quadro da Guarda Territorial. Foi nomeado Delegado de Polícia e se transformou em Pastor Auxiliar da Assembleia de Deus.

Em 2017, o Exército Brasileiro, por meio da Primeira Brigada de Infantaria de Selva (1ª. Bda Inf Sl), entregou ao Primeiro Tenente Sebastião Paulino de Lima, no Dia do Soldado, a Medalha da Vitória que foi concedida pelo Ministério da Defesa pelos relevantes serviços que prestou ao país.

Em 15/02/2022 a mesma 1ª. Bda Inf Sl homenageou o Sebastião Paulino de Lima condecorando-o com a Medalha Tributo à FEB a qual é concedida a todos que tenham praticado ações destacadas ou serviços relevantes em prol da preservação e difusão da memória histórica da FEB na Segunda Guerra Mundial.

Nos últimos anos de sua vida centenária o Tenente Sebastião Paulino de Lima dedicou-se a pregar o evangelho, a levar conselhos aos mais necessitados e dar assistências com doação de cestas básicas para famílias carentes.

Hurra! Hurra! Hurra! Salve! Salve! Salve Primeiro Tenente Sebastião Paulino de Lima! Contigo a COBRA FUMOU.

Carlos Magno Corrêa Dias
16/03/2022