3 de mar. de 2022

Lógica para o bem pensar segue no comando.


“Partindo-se da premissa de que a razão é o agente elucidativo (requisito "sui generis" de explicação) que pretende subjugar os acontecimentos caóticos a uma unidade coesa; esta vem romper as sujeições dos fatos singulares e individuais para estabelecer, por força de uma decisão normativa (cujo pressuposto básico é salvaguardar a ordem do processo evolutivo}, uma mobilidade de juízos que a impele à constante análise de qualquer que seja a "verdade" a promulgar ou a instaurar como padrão de relevância explicativo. Isto é, a razão vem determinar os elementos de análise da relação de conformidade do pensar com seu objetivo precípuo de conhecimento, para, então, extremar os vínculos da "verdade". "Ratio omnia vincit". 

Mas, em essência, o que significa "verdade"? Qual, precisamente, é a "verdade" norteadora nas ciências exatas? Especificamente, qual seria o propósito da "verdade" em Matemática? ...”

Com as frases precedentes iniciava o meu artigo “AS LEIS LÓGICAS DO PENSAR COERENTE” publicado na Revista Acadêmica da PUC-PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) em setembro de 1991 (há mais de 30 anos atrás, há mais de 3 décadas passadas).


DIAS, C. M. C. - 2022

O mais incrível deste texto é que o mesmo até hoje continua inovador e inolvidável (disruptivo) e tem dado suporte para diversos estudos e pesquisas em distintas áreas do saber.

Celebro, então, (com júbilo) mais esta minha importante contribuição para o “bem pensar”. As “alfa-premissas” seguem gerando “beta-conclusões”. Sempre: "Ratio omnia vincit" (‘A razão tudo vence’).

O artigo “AS LEIS LÓGICAS DO PENSAR COERENTE” encontra-se disponível para consulta no RIUT (Repositório Institucional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) do PIAA (Portal de Informação em Acesso Aberto da UTFPR) no endereço http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/handle/1/420.

Carlos Magno Corrêa Dias
03/03/2022